Gilmar Ferreira: adversários precisam inovar para parar o Flamengo

Atualizado: 27/02/2025, 15:37
gilmar ferreira analisa renovação de flamengo e bruno henrique

A escolha do Vasco por mandar o clássico das semifinais do Carioca diante o Flamengo no Engenhão, foi claramente uma decisão para deixar a equipe rubro-negra desconfortável. Esse "método" usado pelo time cruzmaltino tem sido muito comum para os rivais do Mengão, que segundo o jornalista Gilmar Ferreira, estão buscando formas de tentar frear a superioridade do Fla.

➕ Alex Sandro e Juninho fazem treino à parte e são dúvidas contra Vasco

"Vamos botar as cartas na mesa. O time do Flamengo é tão superior a todos os outros do Rio de Janeiro, que é preciso que você crie parâmetros, crie formas de você neutralizar essa questão", disparou Gilmar durante o programa 'Redação SporTV'.

Esportes da Sorte
Esportes da Sorte
4/5
proDepósito mínimo R$1

Autorizado pela portaria SPA/MF n° 136/25 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.

Cada um dos rivais já tentou uma forma diferente de parar o Flamengo neste Carioca. O Fluminense foi, em partes, foi o único que conseguiu parar o time de Filipe Luís, atuando na retranca e matando jogadas do Rubro-Negro.

Já o Botafogo, exemplo citado por Gilmar Ferreira, adotou uma postura mais agressiva, analisada pelo jornalista por muitas vezes como um anti-jogo.

"Na entrevista coletiva do Filipe Luís, depois do jogo do Vasco, foi interessante que ele falou assim: 'O jogo foi um jogo limpo'. Ao contrário de Flamengo e Botafogo, ali não foi um jogo limpo. O quanto incomodou a postura do Botafogo lutando, se pegando em campo, o Barboza fazendo de tudo anti-esportivo, digamos assim, durante o jogo para poder tentar tirar a vantagem do Flamengo, porque o Flamengo é muito superior", disse.

Escolha do Vasco pode dar vantagem ao Flamengo

Outro ponto da análise de Gilmar Ferreira em cima da escolha do Vasco por mandar o jogo no Engenhão, foi em relação a como o gramado do estádio pode acabar favorecendo o Flamengo.

Fugindo do Maracanã por supostamente enxergar um ambiente muito rubro-negro e que não dava a sensação de time mandante, no Engenhão, com o gramado sintético, o Vasco pode sofrer tecnicamente diante o Mengão

Na análise de Gilmar, o Flamengo será superior independente do estádio, mas com o gramado sintético do Engenhão, isso pode se destacar.

"Ou ele vai ser superior no Maracanã, ou no Engenhão. Vai ganhar o jogo? Trazendo para o Nilton Santos há garantia de que o Vasco vai ganhar o jogo? Não, não é garantia nenhuma. A qualidade técnica acaba sobrepondo a toda essa discussão. Pode até ser que o gramado sintético, mais rápido, ainda favoreça ainda mais o Flamengo. Pode ser. A gente não sabe, o jogo é que vai dar essa verdade para a gente", avaliou.

Vasco e Flamengo jogam neste sábado (1⁠º), o jogo de ida da semifinal do Carioca. A bola rola no Engenhão às 17h45 (horário de Brasília).

 


Diedrich Bader
Autor
Jornalista formado pela Universidade Paulista (UNIP), 23 anos, natural de São Paulo. Atua na cobertura esportiva desde 2020, produzindo conteúdo focado em notícias, análises e repercussões do esporte.