Falando de Tática: a aula de gestão de desvantagem de Léo Pereira e Ortiz

O último confronto do Flamengo contra o Palestino no Maracanã, na última quarta-feira (10), marcou a estreia da “Dupla de Léo” na zaga rubro-negra, formada por Léo Pereira e Ortiz. A sintonia tática dos jogadores chamou atenção, principalmente por se tratar da primeira vez que os atletas atuaram juntos.
O vídeo de um contra-ataque da equipe chilena contra o Rubro-Negro no último jogo gerou um debate saudável sobre a chamada “Gestão da Desvantagem”, que funciona basicamente quando os dois zagueiros sofrem um contra-ataque em desvantagem numérica e mesmo assim obtêm êxito em evitar o gol.
➕ Além de Ortiz e Pereira, Flamengo já teve outra dupla de ‘Léo’ no elenco
Uma publicação feita no “X” feita pela página “Falando de Tática”, conseguiu elucidar bem este conceito, demonstrando a ação neutralizada pela “Dupla de Léo”.
Léo Pereira e Ortiz são destaques em 2024
De acordo com dados do SofaScore, os dois jogadores são os zagueiros com as maiores notas da temporada de 2024 e agora atuam no mesmo clube. Ao todo, a “Dupla de Léo” marcou três gols cada, além de ter porcentagem semelhante no acerto de passes longos.
Segundo os dados, enquanto Léo Ortiz teve acerto de 67%, Léo Pereira obteve precisão de 66% neste quesito, ou seja, apenas 1% de diferença. Os dois zagueiros sãos os mais bem colocados em 2024, atuando no Brasil, nesta categoria.
Ainda de acordo com o Sofascore, a nota geral dos jogadores também é muito próxima. Enquanto Léo Ortiz possui média de 7,66, Léo Pereira atingiu 7,53.