Gerson marca, Flamengo vence o Vasco e encurta distância para a liderança do Brasileirão
Neste domingo (22), o Flamengo enfrentou o Vasco pela 28ª rodada do Brasileirão. Na estreia do técnico Tite no Maracanã, o Mengão venceu o clássico por 1 a 0. O gol da vitória do Rubro-Negro no jogo foi marcado por Gerson.
O primeiro tempo entre Flamengo e Vasco foi de muita disputa de bola e equilíbrio em campo. Levemente superior, o Mengão conseguiu ter mais a posse de bola e construiu mais chances de marcar, principalmente com ultrapassagens dos laterais. Já o rival conseguiu ameaçar o gol rubro-negro em contra-ataques, mas os primeiros 45 minutos terminaram sem gols.
Leia mais: ‘Papai Noel rubro-negro’ é atacado antes de clássico com o Vasco
O Vasco estava melhor no início da segunda etapa, e Rossi fez grandes defesas para evitar o gol do rival. Em seu pior momento no jogo, o Fla construiu grande jogada pelo esquerdo e Gerson marcou o gol da vitória rubro-negra.
Com o resultado, o Flamengo chega aos 50 pontos, ultrapassa o Red Bull Bragantino na tabela e assume a vice-liderança do Brasileirão. Além disso, a equipe reduziu a distância para o Botafogo para nove pontos e segue sonhando com a disputa pelo título nas últimas rodadas.
Como foi Flamengo x Vasco
Flamengo e Vasco começaram o clássico com muita intensidade e disputas pela bola. As duas equipes pressionavam na marcação sempre que perdiam a posse e acelerar o jogo assim que recuperassem. O Mengão conseguiu levar perigo em ultrapassagens de Ayrton Lucas e Wesley. O jogo de transição deixava o time exposto e, o Vasco teve chance de abrir o placar com Vegetti, mas Rossi fez boa defesa.
O Flamengo passou a ter mais o controle da posse a partir dos 20 minutos e empilhou chances em bolas paradas. Arrascaeta encontrou espaço entre as linhas do Vasco e sofreu duas faltas em sequência na entrada da área. O chute do uruguaio passou perto da trave na primeira cobrança, e Pulgar levou perigo após desvio na barreira na segunda batida.
O amplo domínio rubro-negro fez o Vasco recuar para o seu campo de defesa, o que intensificou ainda mais a pressão. Aos 42 minutos, o time empilhou chances de abrir o placar após cobrança de escanteio. Fabrício Bruno cabeceou, o goleiro Léo Jardim fez ótima defesa e a bola ainda bateu no travessão. Em seguida, o zagueiro finalizou para outra grande defesa do goleiro.
No entanto, apesar da grande pressão do Flamengo a partir da metade da etapa, o primeiro tempo chegou ao fim com o placar de 0 a 0.
2º tempo
Assim como a primeira etapa, o segundo tempo do clássico começou acelerado e com os dois times buscando o gol. O Fla tomou a iniciativa e começou pressionando, mas o Vasco emplacou bom contra-ataque aos 5 minutos, e o meia Praxedes teve a chance de finalizar dentro da área. O Mengão foi salvo por importante bloqueio do lateral Wesley.
Aos 20 minutos, Agustín Rossi fez grande defesa para evitar o primeiro gol do Vasco no jogo. O atacante Vegetti cabeceou em direção ao canto direito do gol e o goleiro rubro-negro saltou para mandar a bola para escanteio. Pouco depois, a defesa do Fla precisou salvar chutes em cima da linha após cobrança de escanteio.
O Flamengo abriu o placar do clássico em seu pior momento no jogo. Thiago Maia fez belo lançamento para Gabigol na linha de fundo pela esquerda. O camisa 10 tenta o cruzamento para Arrascaeta e a zaga fez o corte. Na sobra, Gerson bateu cruzado, a bola desviou em Jair e entrou no canto direito.
O Flamengo diminui o ritmo após o gol e viu o Vasco rondar a grande área, mas o rival não conseguiu criar chances claras de marcar. Dessa forma, o Mengão conquista mais uma vitória no Brasileirão, sobe na tabela e faz o rival retornar para a zona do rebaixamento.
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.