Gerson e Arrascaeta aderem a movimento dos jogadores contra gramados sintéticos

Capitão do Flamengo, o volante Gerson voltou a se pronunciar sobre mudanças no futebol brasileiro após pedir (e ver a requisição aprovada) mudanças nos horários dos jogos do Campeonato Carioca. Dessa vez, no entanto, com o apoio de Arrascaeta, camisa 10 do Mengão. Na tarde desta terça-feira (18), os dois postaram em conjunto com o movimento que pede o fim do gramado sintético nos estádios do país. Outros atletas de destaque, como Neymar, também aderiram.
Alex Sandro, que jogou na Europa pela maior parte da carreira, foi outro jogador do elenco a se pronunciar sobre o assunto recentemente. Na Série A do Campeonato Brasileiro, dois times usam gramados sintéticos em seus estádios: Botafogo e Palmeiras. O Athletico-PR também faz uso do artifício, mas foi rebaixado para a Série B.
➕ Arábia Saudita vai levar Gerson no meio do ano, diz Paparazzo RN
Com o título "Futebol é natural, não sintético", Gerson postou um texto em que se manifesta contra o uso do gramado sintético e, citando as principais ligas do mundo, chama atenção para a necessidade de investimentos na área. Por fim, o capitão rubro-negro fecha a mensagem com a hashtag "Não ao gramado sintético".
"Preocupante ver o rumo que o futebol brasileiro está tomando. Com o tamanho e a representatividade do nosso esporte, esse debate nem deveria existir. Nas ligas mais respeitadas do mundo, os jogadores são ouvidos e investimentos são feitos para assegurar a qualidade do gramado nos estádios. A solução para um gramado ruim é fazer um gramado bom, simples assim. Futebol é natural, não sintético", finalizou o volante.

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.104-12, de 30 de dezembro 2024 | Jogue com responsabilidade +18 | Conteúdo Comercial | Aplicam-se os Termos e Condições.
Arrascaeta, por outro lado, não postou uma mensagem escrita como Gerson. O camisa 10 do Mais querido optou por incluir uma imagem que compara as estruturas dos dois gramados e adicionou a inscrição "Juntos pelo espetáculo".
Reclamação de Alex Sandro
O lateral-esquerdo rubro-negro já comparou os gramados do Brasil e da Itália e admitiu acreditar que há um ganho esportivo para quem está acostumado. Enquanto esteve na Europa, Alex Sandro jogou em dois países: Portugal (Porto) e Itália (Juventus).
"Todo mundo fala que futebol é igual no mundo todo. Mas, dentro do futebol, são várias questões estruturais. Temos muitos campos irregulares e muitos times que usam isso a favor. Na Itália, não tinha nenhum campo sintético, no Brasil tem alguns — e pode ser que [a diferença] aumente. Querendo ou não, tem uma certa vantagem", analisou.
O próximo jogo do Flamengo na temporada, porém, será no gramado natural do Maracanã. Neste sábado, o Rubro-Negro disputa a última rodada da Taça Guanabara, primeira fase do Campeonato Carioca, contra o Maricá. A partida foi marcada inicialmente para 16h30 (horário de Brasília), mas com a mudança de cronograma devido ao calor, ainda não teve o novo horário confirmado pela Ferj.
Ele foi jogador do Flamengo por dez anos, árbitro, tenista e lutou na Primeira Guerra Mundial: conheça a história de mais um ídolo rubro-negro!#FlaMundoBola #Flamengo #Mengão #SydneyPullen #história #futebol pic.twitter.com/CEHOlaWQ7J
— MundoBola Flamengo (@MundoBolaFla) February 17, 2025