Gerson tem cirurgia marcada e deve ser desfalque por dois meses

27/02/2024, 16:17
Gerson senta e leva as mãos à cabeça dentro de campo durante jogo do Flamengo

O Flamengo revelou qual problema o meia Gerson tem no rim. O jogador vai passar por cirurgia para corrigir um problema congênito no ureter do rim esquerdo. De acordo com a informação liberada pelo clube, trata-se de uma estenose congênita. O procedimento será realizado nesta sexta (1).

A estenose ueretral é a formação de tecido cicatricial que estreita a uretra, dificultando o ato de micção e causando a hidronefrose renal. Isso pode levar ainda a infecções urinárias constantes. Há duas causas principais para o aparecimento da estenose. O primeiro, que parece ser o caso de Gerson, é congênito, ou presente desde o nascimento. O segundo é decorrente de infecções prévias durante a vida do paciente.

+ Gerson finaliza detalhes antes de cirurgia após ter hidronefrose

O F|lamengo informou também que Gerson passará por um procedimento chamado de pieloplastia para a correção da estenose, a ser realizado pelo doutor Renato Muglia, no hospital Copa Star. A pieloplastia é o procedimento indicado para estenoses como a de Gerson.

Em adultos, o procedimento é feito por vídeo, sem necessidade de campo aberto, o que acelera a recuperação. Deve ser colocado ainda um cateter para facilitar o esvaziamento do rim durante a recuperação.

Gerson pode ficar mais de dois meses sem jogar pelo Flamengo

De acordo com a literatura, um procedimento de pieloplastia em adultos exige de um a dois dias de internação no pós-cirurgia. O cateter deve ficar no paciente por até 30 dias. A indicação é de repouso em casa por pelo menos um mês, com uso de medicamentos. Após o período de recuperação, o paciente deve fazer novos exames de imagem para assegurar que o problema foi resolvido e retirar o cateter.

Sendo assim, é bastante improvável que Gerson reapareça em campo antes do meio de abril, ou até o início de maio, já que terá que fazer também o recondicionamento físico. O jogador está fora de combate desde o jogo com o Boavista, pela nona rodada do Campeonato Carioca.


Partilha