Gerente de Scout do Flamengo explica trabalho do departamento após reformulação feita por José Boto

Atualizado: 09/05/2025, 06:30
Andrii Fedchenkov no Ninho do Urubu

O Departamento de Scout do Flamengo passou por reformulação após a chegada de José Boto. O português alterou todo o processo de análise de jogadores e, para comandar o setor como gerente de scout, contratou o ucraniano Andrii Fedchenkov. E o profissional detalhou o novo modo de trabalhar na área. 

Flamengo x Bahia: arbitragem será de Anderson Daronco

"Estamos cada dia mais perto de estarmos satisfeitos. Não posso dizer que encontramos algo ruim, mas tínhamos que melhorar muitas coisas, implementar outras. Por exemplo, criamos uma base de dados em uma plataforma, criamos o modelo do relatório do jogador concreto e detalhado. São detalhes muito importantes que tínhamos que fazer. Um dos últimos passos é a contratação dos dois profissionais", disse, em entrevista ao 'ge'. 

Superbet
Superbet
4/5
proPatrocinador do São Paulo e Fluminense.

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.090, de 30 de dezembro 2024 | Jogue com responsabilidade +18 | Conteúdo Comercial | Aplicam-se os Termos e Condições.

Cinco profissionais compõem o departamento de scout do Flamengo atualmente. Andrii Fedchenkov explica que a escolha pelo grupo pequeno tem o objetivo de acelerar a troca de informações. 

"Para nós, é importante o fluxo da informação. Que seja fácil e rápido. No mundo do futebol, você não pode perder muito tempo pela comunicação, então queremos que flua muito rápido. Por isso a equipe mais curta. Podemos nos comunicar com os scouts todos os dias, sem perder tempo", afirmou.

Análise de jogadores

As contratações feitas pelo Flamengo no início deste ano não saíram do departamento de scout, já que José Boto assumiu o futebol rubro-negro com a janela de transferências. Mas o dirigente garantiu que o trabalho seria pautado na análise assim que a reformulação da área fosse concluída. 

Essa é justamente a expectativa para as próximas movimentações no clube no mercado. E o gerente rubro-negro explica que todo o estudo de jogadores é baseado no estilo de jogo de Filipe Luís, ou seja, a procura é por atletas que possuam as características necessárias para o modelo.

"Foi uma das primeiras coisas que alinhamos. É o que a gente chama de perfil do jogador. Ou seja, quais são as características fundamentais da posição e as secundárias. É muito fácil trabalhar com o Filipe. Ele tem o estilo do jogo bem definido, sabe o que quer do jogador de cada posição", disse Andrii Fedchenkov, antes de completar:

"Às vezes, você tem treinadores que estão pedindo um jogador perfeito, que não existe. Que tenha todas as habilidades do mundo. Não funciona assim. O Filipe é muito claro com o que quer. Temos um documento e para cada posição temos as habilidades, as métricas, as características necessárias"

Para a próxima janela de transferências, o Flamengo tem acerto encaminhado com Jorginho e procura outras posições no mercado. A diretoria deve tentar a contratação de um meio-campista com características similares a de Arrascaeta, por exemplo.

A maioria das análises é feita do Ninho do Urubu por plataformas como Hudl Statsbomb, Scoutastic e Wyscout. De acordo com o 'ge', um membro do departamento de scout do Flamengo só irá ao estádio quando entender que um jogador necessita de uma análise ainda mais específica. 

Integração de análise de dados e scout no Flamengo

Os departamentos de scout, análise de dados e análise de desempenho costumam trabalhar de forma integrada na maioria dos clubes. No Flamengo, no entanto, essas áreas estão separadas. 

A área comandada por Andrii Fedchenkov analisa o mercado e sugere contratações. Os analistas de dados auxiliam a filtrar e aprofundam a análise de jogadores. Enquanto o setor de análise de desempenho está relacionado com o estudo tanto do elenco do clube quanto dos adversários. 


Matheus Celani
Autor
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.