Gerente da base revela qual o objetivo principal no trabalho com as joias do Flamengo

06/09/2023, 14:57
Time sub-20 do Flamengo comemora gol no Brasileirão Sub-20; gerente da base detalha trabalho com joias rubro-negras

A base do Flamengo sempre foi conhecida por formar grandes craques do futebol nacional. Nos últimos anos, além do retorno técnico, o clube consegue retorno financeiro com a venda dos Garotos do Ninho e já arrecadou mais de R$ 280 milhões em 2023. Gerente geral da base, Luiz Carlos de Azevedo concedeu entrevista e detalhou o trabalho do clube com os jovens.

“Nosso objetivo principal é formar jogador para atender o futebol profissional e que ele dê retorno técnico. Se pegarmos os últimos cinco ou seis anos, em todos um bom número de atletas formado na base atuou no time profissional”, disse o dirigente à ESPN.

Leia mais: Sonho de jogar fora pode ter sido fator que levou Fabrício Bruno a recusar renovação

Em seguida, Luiz explica que a presença de muitos jovens no time profissional aumenta o interesse de clubes europeus e de outras partes do mundo. Com o sucesso de muitos jovens na Europa, como Paquetá e Vini Jr, o Fla passou a receber cada vez mais propostas por jogadores da base e aumentou consideravelmente o faturamento com negociações.

“Com a continuidade do processo, é natural a gente ter a procura de clubes europeus, dos Estados Unidos e de outros lugares por esse ativo. E a consolidação desses atletas no mercado europeu gera um ciclo virtuoso. Quando acontece o sucesso de um Vinícius Jr., João Gomes ou de outros atletas, os clubes de fora entendem que o nosso processo de formação aqui é bom.” 

Além de vendas diretas como Matheus França, João Gomes e outros Garotos do Ninho, o dirigente destaca que o Mengão também arrecada com a mudança de time dos jogadores na Europa. Vinícius Souza, por exemplo, assinou com o Sheffield United, da Inglaterra, e o clube receberá R$ 21 milhões.

Luiz Carlos revela expectativas para final do Brasileirão Sub-20

Nesta quinta-feira (7), o Flamengo disputará a grande final do Brasileirão Sub-20 contra o Palmeiras, às 11h, no estádio Raulino de Oliveira. Para o gerente da base do Flamengo, o histórico recente do confronto aponta para disputa muito equilibrada.

“A expectativa é um jogo de altíssimo nível, uma forte equipe que tem um bom trabalho também e colocando bons jogadores nos times profissionais. Ao longo dos últimos anos, a gente tem tido bons enfrentamentos. Estamos preparados para fazermos o melhor possível”, disse Luiz Carlos de Azevedo, gerente geral da base,


Partilha
Matheus Celani
Autor

Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.