Geração do Flamengo vai em busca do único título que ainda falta no Brasil

11/10/2022, 16:06
Flamengo Campeão Brasileirão; geração pode zerar títulos do Brasil caso vença a final da Copa do Brasil

Em 2019, o Flamengo montou um dos melhores elencos de toda sua história. Até o momento, essa geração já levantou 9 troféus, incluindo Copa Libertadores e dois Brasileiros em sequência. Há apenas uma final que esse grupo de jogadores ainda não disputou, a Copa do Brasil.

Nos últimos anos a Copa do Brasil tem sido a maior pedra no sapato do time, em 2021 o clube chegou às semifinais, mas foi eliminado pelo Athletico-PR . Contudo, a partir da próxima quarta-feira (12), às 21h45, contra o Corinthians, em Itaquera, esse elenco terá a chance de jogar a primeira final da competição.

Leia mais: Torcida do Flamengo se despede do time com festa no Ninho do Urubu

Caso saia vitorioso, o elenco terá conquistado praticamente todos os títulos possíveis no calendário brasileiro, com exceção do Mundial Interclubes. Contudo, caso vença o Athletico-PR pela final da Libertadores, terá nova chance de disputar o Mundial. A Sul-Americana nunca foi um título possível, já que o time se classifica diretamente para fase de grupos da Libertadores e quando eliminado, em 2020, foi na fase mata-mata.

Desde a década de 80, quando o time liderado por Zico empilhou taças e dominou o Brasil, o Flamengo não tinha uma geração tão vitoriosa. Até 2022, o clube disputou e venceu Campeonato Carioca (2019, 2020 e 2021), Campeonato Brasileiro (2019 e 2020), Libertadores (2019), Supercopa do Brasil (2020 e 2021) e Recopa Sul-Americana (2020). Além dessas, o elenco também disputou as finais do Mundial Interclubes (2019) e da Libertadores (2021), mas saiu com o vice-campeonato.

Flamengo disputará 8ª final da Copa do Brasil de sua história

Após eliminar o São Paulo na semifinal, o Flamengo garantiu a segunda colocação no ranking de times que mais jogaram finais de Copa do Brasil. Com três títulos, a equipe tem a chance de igualar o aproveitamento, caso conquiste o tetracampeonato.

Em 2022, o clube chega como favorito ao título, segundo especialistas. Apesar de o Corinthians estar apresentando um bom futebol nas últimas rodadas, o rubro-negro tem a seu favor um elenco estrelado e um jogo coletivo sólido, que o levou também a final da Libertadores.


Partilha
Matheus Celani
Autor

Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.