Geração 2019 do Flamengo tem mais eliminações em casa do que fora

30/06/2023, 10:53
Time do Flamengo antes de jogo pela Libertadores no Maracanã; confronto com o Olimpia e as últimas notícias

Desde 2019, o Flamengo tem se tornado uma potência no futebol sul-americano. Por conta disso, altos e baixos já foram vividos, apesar de tantos títulos conquistados. Eliminações e tristes placares aconteceram nestes cinco anos, dentro das maiores competições do continente e mundo, machucando os corações rubro-negros. No Maracanã, histórias tem sido contadas.

Disputando a primeira divisão do Brasileirão, Copa do Brasil, Libertadores da América, Mundial de Clubes e tantos outros torneios, em alguns, o Fla conta com resultados vexatórios. Em todos os anos, algum rubro-negro tem uma trajetória triste para contar sobre seu time, seja em finais ou perto de chegar nelas.

Leia mais: Pé quente? Relembre as partidas do Flamengo com Vini Jr na torcida

As tristes eliminações na casa do Flamengo

De antemão em 2019, o Flamengo chegou a ser eliminado na Copa do Brasil, nas quartas de final. Diante do Athletico-PR, os cariocas saíram derrotados no estádio do Maracanã, em disputa de pênaltis. Após empate em 1 a 1 no tempo regular, os paranaenses tiveram a vantagem por 3 a 1, nas penalidades máximas.

Logo após, no ano seguinte, tudo aconteceu na maior competição do continente. Em disputa pela Libertadores da América de 2020, o Mais Querido foi eliminado pelo Racing, da Argentina, nas oitavas de final. Mais uma vez, em disputa de penalidades, o rubro-negro acabou se despedindo da competição em plena ‘casa’, no maior estádio do Brasil.

Posteriormente em 2021, novamente uma eliminação precoce na Copa do Brasil. Repetidamente para o Athletico-PR, dessa vez os flamenguistas chegaram até a semifinal, em que acabaram ‘pipocando’ no Maracanã, com o placar em 3 a 0 a favor dos rubro-negros paranaenses.

Logo depois, na temporada de 2022, apesar dos tantos vice-campeonatos, em Campeonato Carioca e Supercopa do Brasil, nenhuma eliminação aconteceu na casa carioca. Isso porque na Copa do Brasil e Libertadores da América, o Mengo conseguiu chegar a tão sonhada glória, fazendo a festa nas arquibancadas.

Resultados negativos fora do Rio

Nesse meio tempo entre 2019 e 2023, diversos altos e baixos já aconteceram no Flamengo. Com muitas trocas de treinadores e outros interinos, o clube também coleciona algumas eliminações longe do Maracanã, apesar de em menor número. Contudo, pelo menos neste quesito os flamenguistas contam com vantagem.

Em contrapartida, a única eliminação precoce na Copa do Brasil fora de casa – desde 2019 – aconteceu em 2020. Diante do São Paulo, os rubro-negros acabaram derrotados em um placar de 5 a 1 no agregado, no Morumbi. Assim, se despediram do torneio nas quartas de final.

A temporada de 2023

Por fim, o Flamengo segue vivo em todas as competições que disputa. No Campeonato Brasileiro, segue inserido no G-4, ocupando a terceira posição. Dessa forma, na Libertadores da América, conquistou vaga nas oitavas de final, após se classifcar em segundo colocado do Grupo A. Por fim, na Copa do Brasil, também vai disputar as oitavas, diante do Athletico-PR.