Do 1 ao 11: conheça melhor as joias do Flamengo que venceram a Libertadores Sub-20
Em Maldonado, no Uruguai, o Flamengo Sub-20 fez história ao vencer o Boca Juniors na final da Copa Libertadores da categoria neste último domingo (17). Com gols de Shola e Lorran, os Garotos do Ninho, comandados pelo técnico Mario Jorge, finalmente vão trazer o troféu mais importante do continente para a Gávea!
Depois de terminar com aproveitamento de 100% na primeira fase, o Rubro-Negro venceu o Rosário Central (ARG) na semifinal, em jogo único, e credenciou-se para a final contra os Xeneizes. O jogo foi pegado e leal desde o início. Porém, o Flamengo infelizmente saiu atrás do placar logo já aos 4 minutos da etapa inicial.
Contudo, o Mais Querido conta com o raro talento de Lorran. O meia fez toda a jogada para o nigeriano, bem colocado na entrada da pequena área, empatar. O Flamengo buscava o gol com mais intensidade. E nos acréscimos do primeiro tempo a joia arrancou pela direita e só parou mesmo para comemorar a virada do Mengão, após tocar a bola para o fundo das redes.
➕ Torcedores pedem AeroFla para campeões da Libertadores Sub-20
No segundo tempo, o Flamengo praticamente se defendeu. Muitos chutões, pouca ofensividade. Sobrou raça e organização defensiva. A defesa rubro-negra merece elogios, mas a estratégia perigosa chamava o Boca. Os argentinos rondavam nosso gol e aceleravam os batimentos cardíacos da Nação a cada abafa, mas não obtiveram sucesso. Flamengo campeão da Libertadores Sub-20!
O MRN detalhou a história e as características dos titulares deste vitorioso time sub-20 na série de reportagens “Conheça melhor o Flamengo na Libertadores Sub-20“, que foi publicada antes mesmo do título para que nossos leitores flamengo tivessem a oportunidade de se atualizarem.
Para celebrar a garotada que nos trouxeram a Glória Eterna, fizeram história mais uma vez e podem até disputar Mundial em pleno Maracanã, a seguir falaremos um pouco mais sobre este onze tão jovem quanto histórico, além das boas opções no elenco.
Lucas Furtado (goleiro)
Hoje com 19 anos, Lucas é cria 100% do Flamengo. Ele chegou ao clube para jogar no Sub-15, em 2019. capixaba de Muqui, mas criado em Cachoeiro de Itapemerim, Furtado está vivendo seu segundo ano no Sub-20, mas o primeiro como titular. Em 2023, ele ficou no time B, jogando em torneios internacionais pelo clube.
O início da carreira aconteceu no time do bairro, o Basileia. Olheiros gostaram do garoto e gravaram um vídeo com suas atuações. Cópias foram enviadas para Vasco, Athletico-PR e Flamengo, entre outros. O Rubro-Negro carioca ligou primeiro. Desde então, o jogador se mudou para o Rio e viveu intensamente a nova carreira.
Com a camisa fdo Flamengo, Lucas ainda espera a estreia no profissional. Isso ficou mais perto em 2024, quando o jovem assumiu a titularidade do Sub-20. Ele teve grandes atuações na Copa São Paulo e agora tem se destacado na Libertadores. No total, foram sete jogos. Com 1,97, o goleiro é além de tudo um grande pegador de pênaltis, como seus ídolos Julio Cesar e Diego Alves.
Opções – Caio Barone (17), foi titular no Sub-17. Subiu ao Sub-20 em 2023. Jogou contra o Sporting Cristal, na Libertadores 2024. Dyogo Alves (20), sobrevivente do incêndio no Ninho. Jogou três partidas na Copinha 2024. Está no Flamengo desde o Sub-15. João Vitor (19), chegou do Guarani em 2019, no Sub-17. Fez apenas dois jogos na base.
Iago Silva (zagueiro)
O zagueiro Iago Silva, de 18 anos, chegou ao Flamengo em 2021, já no Sub-17. Ele iniciou no futebol no Volta Redonda, em 2019, ainda no Sub-15. Iago já fez 31 jogos nas divisões de base rubro-negras, com três gols marcados. Nascido no sul-fluminense, o zagueiro renovou seu contrato com o clube recentemente.
Iago agora tem vínculo com o Flamengo até o final de 2026. Capitão do time Sub-17 e considerado uma das grandes joias das divisões de base do clube, Iago está protegido por multa rescisória de € 50 milhões. Em 2024, o defensor alto e forte, mas também habilidoso, fez a sua estreia pelo profissional, contra a Portuguesa, pelo Campeonato Carioca.
A história de Iago no Flamengo está marcada pela maior tragédia da história do clube. Ele era amigo inseparável de Arthur Vinícius, um dos jovens que morreu no incêndio do alojamento da base, em 8 de fevereiro de 2019. O zagueiro já disse que toda vez que entra em campo, o faz em dedicação ao amigo.
Carbone (zagueiro)
João Victor Schlickmann Carbone, de 19 anos, iniciou a carreira no Grêmio, de Porto Alegre. Em 2017, o zagueiro pela esquerda chegou ao Sub-12 do clube gaúcho. E lá ficou até 2021, quando o catarinense se transferiu para o Flamengo. Pelo Rubro-Negro, já fez 43 partidas. Em 2023, chegou ao Sub-20, mas só estreou no time principal neste ano.
Em 2024, foram cinco jogos, entre Copinha e Libertadores. Entre as duas competições, Carbone apareceu para maioria da torcida do Flamengo. Isso porque ele foi convocado pelo técnico Tite para fazer parte do elenco que fez pré-temporada nos Estados Unidos. Ele atuou na vitória contra o Philadelphia Union por 2×0 e foi elogiado por Tite após um início inseguro.
Apesar de jovem, Carbone é pé quente. Foi tetracampeão gaúcho na base do Grêmio. No Flamengo, já ganhou a Summer Cup Sub-16 e a Copa do Brasil Sub-17 e Supercopa do Brasil Sub-17. Com 1,87 e considerado um zagueiro de grande habilidade, ele tem contrato com o Fla até o final de 2026.
Opções para a zaga – João Victor (17), o caçula entre os zagueiros rubro-negros. Victor Thiago (18) é outra boa opção para a zaga do Flamengo no Uruguai.
➕ Conheça melhor o Flamengo na Libertadores Sub-20: Lucas Furtado, Iago e Carbone
Felipe Brian (lateral-direito)
Hoje com 19 anos, Felipe Brian chegou ao Flamengo em 2022. Ele começou a carreira no Ska Brasil, de São Paulo, no Sub-17, em 2021. Com o Manto Sagrado, já foram 27 partidas e um gol marcado. Em 2024, foram dez partidas, sendo sete na Copinha e três na Libertadores.
Com passagens pela Inter de Limeira-SP e pelo Figueirense-SC, Felipe é conhecido pela força física e pela velocidade. Com contrato assinado em 2022 por três anos, o jovem lateral, mas que também pode jogar como meia, tem vínculo com o Flamengo até 2025.
Opções – Daniel Sales (17) veio do Cruzeiro-RS e chegou no Rubro-Negro em 2021, no Suib-17. No total, já fez 60 jogos com o Manto.
Lucyan (lateral-direito/meia)
O lateral de Varzea Grande-MT chegou ao Flamengo com apenas 14 anos. Lucyan (17) se destacou desde sempre. Fez nada menos do que 55 jogos na categoria. Foi promovido ao Sub-20 neste ano e já tem oito jogos, mesmo muito jovem. Lucyan jogou também em dois jogos do profissional, contra Portuguesa e Nova Iguaçu, pelo Carioca 2024.
Cresceu durante a Libertadores e jogou a final como titular na lateral. Em muitos jogos atuou como meia e ajudou muito na campanha. Um verdadeiro coringa! E justamente por isso decidimos colocá-lo entre os onze titulares, sem dúvidas o décimo-segundo jogador desse time.
Opções – Daniel Sales (17) veio do Cruzeiro-RS e chegou no Rubro-Negro em 2021, no Suib-17. No total, já fez 60 jogos com o Manto.
Zé Welinton (lateral-esquerdo)
Com 20 anos, Zé Welinton chegou ao Flamengo em 2021, ainda no Sub-17. Ele veio do Desportivo Brasil, clube formador com quem o Rubro-Negro tem parceria. O primeiro contrato foi de produção, mas o jogdor foi tão bem que permaneceu. Já levantou os títulos brasileiros no Sub-17 e no Sub-20. E sonha com o profissional.
Nascido em Jardins, no Mato Grosso, o lateral já fez 86 jogos pelas divisões de base do Flamengo. Fez também dois jogos pelo profissional, pois atuou no Campeonato Carioca 2024, contra Portuguesa e Nova Iguaçu. Desde o início, Zé Welinton chamou atenção pelas qualidades fundamentais a um lateral, mas é também um excelente cobrador de faltas.
Opções – Ainoã (18) contratado no final de 2023 junto ao Vitória. No clube baiano era visto como uma das grandes promessas das divisões de base.
➕ Conheça melhor o Flamengo na Libertadores Sub-20: Felipe Brian e Zé Welinton
Rayan Lucas (volante)
Agora com 19 anos, Ryan Lucas é puro sangue da base do Flamengo. Ele chegou ao Rubro-Negro em 2019, para jogar no Sub-15. A qualidade excepcional chamou atenção desde o início. Rayan seguiu seu caminho nas divisões de base. No total, já foram 69 jogos, com dois gols marcados. Com o Manto, Rayan venceu a Copa do Brasil Sub-17 e o Brasileirão Sub-20.
O ex-jogador Paulo Nunes chamou Rayan Lucas de “o novo João Gomes”. Para o comentarista do Sportv, Lucas tem a mesma habilidade, intensidade e capacidade de cobertura do atual titular do Wolverhampton, na Premier League.
No profissional, Rayan Lucas já fez quatro jogos, todos pelo Capeoanto Carioca 2024. Ele fez parte do time Sub-23 que jogou duas rodadas contra Nova Iguaçu e Portuguesa, mas também entrou em campo contra Sampaio Correa e Bangu, quando o elenco principal estava em campo.
Caio Garcia (volante)
Ao contrário de Rayan Lucas, Caio Garcia chegou ao Flamengo na última fase das divisões de base. Cria da Ferroviária, de São Paulo, o volante vestiu o Manto Sagrado em 2023, quando chegou por empréstimo. Hoje, aos 19 anos, Caio tem contrato definitivo com o Fla, assinado até o final de 2025.
Desde que chegou, Caio fez 26 jogos com a camisa do Flamengo. E já ganhou um título, o Brasileiro Sub-20 de 2023. Em 2024, ele foi titular na Copinha em seis partidas e agora tem tido participação destacada na Libertadores Sub-20.
Sobre o futuro, o volante que tem como característica nunca desistir das jogadas, mas também bastante lucidez com a bola nos pés, quer chegar ao profissional e conseguir o seu espaço. Ele já foi relacionado para jogos do profissional, mas não entrou em campo.
Opções para volantes: Daniel Rogério (19) foi criado no Flamengo desde o Sub-15, em 2019. Chegou ao Sub-20 em 2023. Já fez oito jogos na categoria. Jean Carlos (20) é cria do São Caetano-SP, onde chegou no Sub-11. passou pelo Nacional-SP e Palmeiras antes de chegar ao Flamengo, 2022, já no Sub-20.
Wallace Yan (Meia)
O carioca Wallace Yan (19) é considerado uma das grandes promessas das divisões de base do Flamengo. Ele veio da Ferroviária-SP, em 2021, para o Sub-17, mas por empréstimo. Apenas em 2023 o Flamengo exerceu o direito de compra. Apenas em 2024, foram nove jogos e quatro gols.
Lorran (Meia)
A estrela da companhia. Lorran (17) chegou ao Flamengo em 2022, para o Sub-17. Considerado o maior talento da sua geração, já tem várias convocações para a Seleção Brasileira. Ainda com 17, já subiu para o Sub-20 e é titular inconteste. Sua multa reciória para clubes do exterior é de € 50 milhões.
Opções de Meias – Felipe Teresa (17) chegou do Azuriz-PR para o Sub-17. Fez 32 jogos e marcou 17 gols. Subiu para o Sub-20 em 2024. João Alves (18) chegou o Flamengo em 2022, para o Sub-17. Foi promovido ao Sub-20 em 2024 e já fez seis jogos. Victor Silva (19) chegou ao Flamengo já para o Sub-20, em 2022. Em 2024, fez nove jogos e deu duas assisntências.
➕ Conheça melhor o Flamengo na Libertadores Sub-20: Lucyan, Wallace Yan e Lorran
Shola (Atacante)
O nigeriano Ogundana Shola (19) chegou ao Flamengo por empréstimo de um ano, em 2023, já para jogar no Sub-20. Ele faz parte de uma estratégia do clube de procurar talentos em mercados alternativos. Com a camisa rubro-negra, Shola mostrou muita qualidade na ponta-direita. Se quiser ficar com o jogador em definitivo, o Rubro-Negro terá que pagar cerca de R$ 2,5 milhões ao Remo Stars, da Nigéria.
Weliton (Atacante)
Jogador do Juventude-RS emprestado ao Flamengo, Weliton (18) mostrou qualidade desde sempre. Em 2022, no time gaúcho, fez 12 gols em 14 jogos. No Flamengo, são seis gols em 19 jogos. Se quiser contar com Weliton em definitivo após junho deste ano, o Rubro-Negro terá que pagar R$ 1 milhão por 50% dos direitos econômicos ou R$1,5 por 75%.
Opções de atacantes: João Victor (19) chegou ao Flamengo em 2023, vindo do Zumbi-AL. Já fez 15 jogos com o Manto, mas ainda não marcou. Pedro Estevam (19) surgiu no Sub-17 da Ponte Preta -SP, em 2021. Passou pela Ferroviária-SP e chegou ao Flamengo em 2023, já no Sub-20. Em 11 jogos, marcou dois gols.
➕ Conheça melhor o Flamengo na Libertadores Sub-20: Shola e Weliton
*Com Ivan Trindade