Gabriel Barbosa: Tite disseca funções para atacante no Flamengo

13/09/2024, 09:27
Gabigol caminha até Gerson, agachado por cansaço, após vitória do Flamengo contra o Bahia pela Copa do Brasil 2024

Sem Pedro, Gabigol deve ganhar mais chances, mas contra o Bahia, entrou no segundo tempo e não teve grandes oportunidades. Até porque o jogador entrou no lugar de Arrascaeta, jogando mais atrás, centralizado. Na coletiva do técnico Tite após a partida, o treinador explicou o posicionamento de Gabigol.

Para o técnico, o Camisa 99 pode fazer duas funções. É possível tanto jogo como um 9, ou seja, no ataque, como também por trás de um atacante. Tite afirma que essas são as duas posições de Gabigol e que ele chegou a jogar assim na Seleção Brasileira, trabalhando dessa forma nos treinos do Flamengo antes de ser colocado em campo em uma dessas funções nos jogos.

Tite é aconselhado a testar Gabigol em nova função no Flamengo

“Nós temos duas opções táticas. Uma, ele pode jogar atrás de um 9 e outra de 9. São as duas funções dele. Teve uma parte onde já estava desgastado o BH, e aí tu joga com o jogador para dentro, traz o Gerson para dentro. Aí eu tenho um jogador mais cerebral central. Foi assim, eu acho ele até uma parte no tripé, ele jogou na Seleção também assim, pode jogar assim. Aí tu trouxe ele mais para uma parte central. São as duas posições, funções onde ele pode, eu vejo menos ele jogar lá do como ele jogava no Santos, eu não vejo. Essas duas ele treina e trabalha para ter essas duas possibilidades”, diz Tite.

Existe expectativa por uma retomada de Gabigol. Alguns torcedores esperam que sem Pedro, o atacante volte a jogar no nível que teve um dia, salvando a reta final do Flamengo em 2024 e assumindo o posto de artilheiro do time. No entanto, nesse primeiro jogo dessa era, Gabi não mostrou melhora significativa quanto aos jogos anteriores. Seu último gol foi de pênalti, contra o Criciúma, em 20 de julho.

Gabigol não deve permanecer no Flamengo

O jogador tem contrato até dezembro, e ainda existe expectativa por uma renovação contratual, apesar das primeiras tentativas falharem. Na zona mista, porém, Marcos Braz disse que “ainda é possível, mas pouco provável” que uma renovação contratual com Gabigol aconteça, assim, deixando o entendimento de que Gabigol deve deixar o clube para a próxima temporada.

Seu nome já foi especulado em clubes como Corinthians e Palmeiras, mas o Flamengo parece entender que pelo futebol que vem desempenhando, Gabigol não vale o que está pedindo para renovar com o Mengão.

O Flamengo venceu o Bahia por 1 a 0 na noite da última quinta-feira (12), garantindo a classificação para a semifinal da Copa do Brasil. Mas com Gabigol sem conseguir render o esperado, terá que se apoiar no jogo coletivo, com os meias pisando na área e jogando aproximado para manter a quantidade de finalizações por jogo.