O visual “Chico Moedas” não durou muito. Após causar frisson no embarque para Manaus, na última terça (21), Gabigol mudou novamente o look. O atacante do Flamengo postou imagem nas suas redes sociais nesta sexta (24) em que aparece apenas com um bigode.
Em quase seis anos de Flamengo, Gabigol já mudou de visual inúmeras vezes. O atacante usou a imagem pessoal para criar narrativas e desviar o foco em momentos de pressão. Do cabelo louro pivete de 2019, que ficou marcado por dar sorte, aos dreadlocks em 2020, passando por cabelo rosa, escuro e de diversos comprimentos, Gabigol usou de tudo.
➕Gabigol: Corte Arbitral do Esporte marca data para julgar recurso
Os pelos faciais também entraram no rodízio de visuais que Gabigol adotou desde 2019. No primeiro ano, ele preferiu um rosto limpo no início da temporada, mas depois adotou uma barba bem rente e aparada na navalha, ou na régua. Foi com esse visual, que ele virou o jogo contra o River Plate, em Lima. Em 2020, o então Camisa 9 variou entre a barba descolorida ou preta, mas de diversos comprimentos.
Gabigol segue exemplos de outros astros do futebol mundial
O uso da imagem pessoal que Gabigol adotou repete estratégias de comunicação de massas utilizadas por diversos astros do esporte e da arte. Atletas e artistas de grande apelo popular constantemente usam seus rostos para passar mensagens e vender produtos.
O uso de um penteado para moldar uma narrativa mais famoso no esporte foi o do atacante Ronaldo Fenômeno, em 2002. Sofrendo com uma lesão muscular em plena Copa do Mundo da Coreia e do Japão, o Camisa 9 do penta adotou o corte de cabelo do Cascão para desviar o foco da imprensa. E funcionou perfeitamente.