Ídolo da torcida do Flamengo e artilheiro nos últimos anos, Gabigol tenta recuperar o bom futebol e sequer saiu do banco de reservas na vitória sobre o Cuiabá, neste domingo (3). O Rubro-Negro fez seu último jogo no Rio de Janeiro em 2023, e o Camisa 10 encerra sua temporada com apenas um gol na cidade no segundo semestre.
O único gol que Gabriel marcou no Rio de Janeiro neste semestre foi em vitória sobre o Fortaleza, no dia 1º de julho. Desde então, participou de 13 partidas do Flamengo, sendo oito como titular, mas não conseguiu marcar. Além das partidas como mandante no Maracanã, Gabigol estava à disposição para o clássico contra o Botafogo no Nilton Santos. No entanto, passou os 90 minutos no banco de reservas.
Leia mais: Flamengo perde titular para enfrentar São Paulo
No total, Gabi ficou em campo por 688 minutos sem conseguir fazer gols pelo Rubro-Negro no Maracanã. Reserva desde a saída de Jorge Sampaoli, o centroavante tem média de apenas 52 minutos por partida no período. Além disso, o tempo em campo diminuiu ainda mais neste final da temporada após Pedro retomar a boa fase sob o comando de Tite.
O jejum de Gabigol, aliás, se estende também para os jogos do Fla como visitante e já ultrapassou os três meses. O último gol do ídolo rubro-negro foi em cobrança de pênalti contra o Coritiba, no dia 20 de agosto. Sendo assim, pode ter apenas mais uma chance de encerrar a marca negativa nesta temporada.
O Flamengo encerra 2023 em confronto com o São Paulo, nesta quarta-feira (5), no Morumbi. O Mengão ainda busca garantir vaga no G4 do Brasileirão, e Tite certamente vai começar o jogo com Pedro entre os titulares. Entretanto, Gabigol deve receber uma oportunidade do treinador durante a partida.
Vale destacar que Gabriel jogou parte da reta final da temporada com um problema muscular. O departamento médico prepara procedimento cirúrgico no atacante e há expectativa que o atleta retome a boa forma física para a temporada de 2024.
Gabigol se emociona com despedidas de Filipe Luís e Rodrigo Caio
O jogo contra o Cuiabá marcou não só o último jogo do Flamengo no Maracanã este ano, mas também as despedidas de Filipe Luís e Rodrigo Caio. O lateral-esquerdo vai se aposentar dos gramados, enquanto o zagueiro ficará livre no mercado. Durante as homenagens aos ídolos, Gabigol não conseguiu conter as emoções e chorou bastante.
Logo após a vitória sobre o Cuiabá, Gabigol também deixou sua mensagem e declarou seu amor aos companheiros nas redes sociais: “Serão lembrados para sempre, LENDAS! Obrigado por tudo. Eu amo vocês”.
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.