Gabigol pode pegar longa suspensão em julgamento por doping

18/03/2024, 10:09
Atualizado: 18/03/2024
Tribunal Antidopagem julga Gabigol nesta segunda; atacante é acusado de tentar fraudar exame de doping no Ninho em 2023

Gabigol vai a julgamento nesta segunda-feira (18) pela acusação de tentar fraudar um exame antidopagem no ano passado. Se condenado, o atacante do Flamengo pode pegar até 4 anos de suspensão por doping.

O julgamento será no pleno do Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem (TJD-AD). A sessão acontece por videoconferência às 14h e não é aberta ao público.

Tite justifica não ter colocado Gabigol em campo contra Fluminense

A expectativa é que o julgamento leve algumas horas, já que ele conta com leitura do relatório, apresentação de provas e testemunhas, manifestação da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem e sustentação final da acusação e defesa.

Oito pessoas foram intimadas a depor no processo: Gabigol, Everton Ribeiro (capitão do Flamengo à época do incidente), Marcio Tannure (chefe do Departamento Médico do Flamengo), Leandro Martins (enfermeiro do Flamengo), Danilo Machado (oficial de controle da Agência Antidopagem), Raphael Carvalho (líder da missão), Rodrigo de Souza da Silva (escolta) e Fernando Solera (representante da CBF),

Segundo a acusação, Gabigol tentou esconder a genitália na hora de urinar no pote e foi agressivo com os oficiais responsáveis por um teste fora de competição, no Ninho do Urubu, em abril de ano passado.

Advogado de Gabigol conseguiu reduzir suspensão por doping de Guerrero

O atacante foi enquadrado no artigo 122 do Código Brasileiro Antidopagem, fraude ou tentativa de fraude de qualquer parte do processo do controle de dopagem. A pena em caso de condenação é de suspensão por quatro anos, podendo ser reduzida a até dois anos caso o atleta comprove circunstâncias excepcionais que justifiquem uma redução do período.

Gabigol é representado no processo por Bichara Neto, um dos advogados de Paolo Guerrero no caso em que o atacante peruano foi suspenso por tomar chá de coca e acabou suspenso por meses, mas conseguiu diminuir a pena e disputar a Copa do Mundo de 2018. Guerrero até hoje trava uma disputa judicial com o Flamengo, que o acusa de negligência.

Se Gabigol for condenado, poderá recorrer da suspensão por doping ao TAS (Tribunal Arbitral do Esporte), na Suíça, como aconteceu no caso de Guerrero.


Compartilhe
Lucas Tinôco
Autor
Acima de tudo Rubro-Negro. Sou baiano, tenho 28 anos e cursei Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Além do MRN, trabalhei durante muito tempo como ap...