Gabigol será o maior artilheiro do Brasileirão quando?

16/01/2023, 20:30
Gabigol com a taça do Brasileirão de 2020; novo camisa 10 do Flamengo pode se tornar o maior artilheiro do torneio

Desde que chegou ao Flamengo, Gabigol se acostumou a quebrar recordes. Por exemplo: o novo camisa 10 do Mengão é o artilheiro do clube na Libertadores e o maior goleador brasileiro da competição continental. Agora, o artilheiro do Fla busca ser também o maior artilheiro do Brasileirão.

O grande artilheiro do Brasileirão é Roberto Dinamite, ídolo do Vasco da Gama que faleceu recentemente. Dinamite é um dos maiores jogadores brasileiros de todos os tempos e deixou esse grande desafio para as gerações futuras. Em 328 jogos de Campeonato Brasileiro, o ex-jogador marcou 190 vezes.

Leia também: Representantes de Diego Rossi abrem o jogo sobre interesse do Flamengo

Com 104 gols no Brasileirão, Gabigol ainda precisa marcar 86 vezes para se igualar com Dinamite na liderança. No total, o atacante jogou 219 partidas e marcou 104 gols em nove edições por Santos e Flamengo e tem médias de 11,55 gols por Campeonato Brasileiro. Contudo, Gabriel melhorou seus números durante a passagem pelo Flamengo e marcou em média 15,5 gols nas últimas quatro edições do Brasileirão.

Utilizando a média de gols por edição no Mais Querido, fica simples para calcularmos em quanto tempo Gabigol assumirá o primeiro lugar do ranking. Basta dividir o número de gols necessários (87) pela média por temporada (15,5). Assim, caso mantenha a mesma média nos próximos anos, Gabigol atingirá a primeira colocação em cinco edições e meia.

Para conquistar o feito com a camisa do Flamengo, Gabigol precisaria renovar seu contrato por mais quatro temporadas, com término em 2028. Afinal, o atual vínculo do ídolo com o clube termina no fim de 2024. Além disso, de acordo com a média de gols da carreira, o atacante de 26 anos atingirá a marca aos 29 anos de idade.

Landim revela conversa com Gabigol sobre camisa 10 do Flamengo

Em entrevista ao programa “No Mundo da Bola”, da TV Brasil, o Presidente Rodolfo Landim revelou que teve uma conversa com Gabigol sobre a camisa 10 do Flamengo. O Presidente explicou para o atacante que a camisa 10 tem um simbolismo diferente, por ser o número do maior ídolo da história do clube.

“O Gabriel ele já faz essa campanha. Ele já sabia da saída do Diego há algum tempo. E na hora que eu passava ele falava: ‘ó Presidente, a minha 10 hein, o 10 sou eu’. Sempre que ele cruza com você ele fala disso. Aí um dia eu peguei ele lá no refeitório, falei pra ele assim: ‘Olha cara, você precisa entender o seguinte, a camisa 10 do Flamengo ela tem um simbolismo maior por ter sido a camisa do Zico, que foi o maior ídolo da história do Flamengo. Com a camisa 10 vem uma série de coisas. Exemplo, responsabilidade, comportamento, vem uma série de outros atributos que são importantes para alguém que vai vestir a camisa do Flamengo”.

Maior ídolo da atual geração, Gabigol certamente entendeu a mensagem do Presidente e já assumiu a nova numeração. Contudo, Gabi também pediu a “benção” de Zico e disse que só usaria se o ídolo o permitisse.


Matheus Celani
Autor

Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.