Gabigol pode ser punido após expulsão inexplicável

01/12/2023, 21:30
Gabigol expulso no Fla x Flu; atacante do Flamengo foi denunciado pelo STJD

Na reta final do Campeonato Brasileiro, o Flamengo pode perder Gabigol por um motivo inacreditável. O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) denuncio o atacante nesta sexta (1º), pela expulsão no último Flamengo x Fluminense, no dia 11 de novembro. O julgamento está marcado para a próxima terça (5).

Portanto, Gabigol estará apto para enfrentar o Cuiabá, neste domingo. No entanto, caso seja punido na terça-feira, o Camisa 10 corre o risco de não poder entrar em campo contra o São Paulo, na última rodada do Campeonato brasileiro, marcada para o dia seguinte (6).

Leia mais: Zico e Júnior elegem títulos mais difíceis pelo Flamengo

Gabigol foi expulso de maneira inexplicável ao se envolver em confusão com o zagueiro Nino, do Fluminense, que também foi denunciado. Na ocasião, os dois jogadores discutiam frente a frente, até que o adversário “esganou” Gabriel Barbosa, que sequer revidou. Despreparado, o árbitro Wilton Pereira Sampaio mostrou o vermelho para os dois atletas.

O atacante do Flamengo foi denunciado em três artigos do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). No 250: “praticar ato desleal ou hostil durante a partida”, que pode deixar Gabigol suspenso por até três jogos; 258, §2º, inciso II: “desrespeitar membros da arbitragem, ou reclamar desrespeitosamente contra suas decisões”, que prevê pena de um a seis jogos; e no 184: “duas ou mais infrações, aplicam-se cumulativamente as penas”.

Vale lembrar que Gabi já cumpriu suspensão automática na rodada seguinte. Assim, caso seja punido com apenas um jogo, estará livre para atuar contra o São Paulo.

Árbitro justificou expulsão em súmula; Gabigol pediu explicações

Revoltado com a expulsão, Gabriel Barbosa utilizou suas redes sociais para questionar a expulsão, logo após o apito final. Em seu Twitter, o atacante endereçou sua cobrança à Confederação Brasileira de Futebol: “@CBF_Futebol me explica o porque eu fui expulso, por favor! Só peço isso.. Obrigado!”.

Na súmula, Wilton Pereira Sampaio tentou justificar o injustificável. No documento oficial da partida, o árbitro escreveu que expulsou Gabigol por “Ação ofensiva ao ir de encontro ao adversário dando uma peitada e gerando um conflito”.


Partilha
André Antunes
Autor

28 anos, jornalista formado na FACHA. Sou apaixonado pelo Flamengo e esportes em geral, mas com foco no futebol e basquete.