Gabigol pode ser o artilheiro do Cariocão 2022; veja do que ele precisa
O Flamengo já se classificou e está na final do Cariocão, aguardando o vencedor de Fluminense e Botafogo. No primeiro jogo entre as equipes deu Fluminense, vencendo por 1 a 0. O segundo jogo acontece no próximo domingo (27), às 16h (Horário de Brasília).
LEIA MAIS: Comentarista analisa chegada de Pablo e escala zaga ideal do Flamengo
Com o Estadual chegando ao fim, a disputa pela artilharia começa a ficar mais clara, já que faltam apenas dois jogos para o Flamengo e três para seu adversário da final. Por enquanto, Gabigol lidera a artilharia com oito gols. O segundo é Erison, do Botafogo, com seis. Caso não marque mais gols e o atacante alvinegro faça dois ou mais, seja na semifinal contra o Fluminense ou em uma eventual final, Erison pode se tornar o artilheiro.
Mas para garantir a briga pela artilharia, precisaria eliminar o Fluminense, que está em vantagem. Para ter um artilheiro, o clube tricolor já tem a vida mais difícil. Isso porque Arias é o artilheiro do clube no Cariocão, com quatro gols. Ou seja, apenas metade do que marcou Gabigol. Mas com três jogos por disputar, tudo pode acontecer.
Mas para se garantir, Gabigol só depende de si, já que é o líder em gols marcados e está na final do Cariocão. Se continuar decidindo como nas últimas partidas, a tendência é que o camisa 9 termine o Estadual como o artilheiro desta edição.
Gabigol nas edições anteriores de Cariocão pelo Flamengo
Com apenas quatro Estaduais disputados pelo Flamengo, contando com o de 2022, Gabigol soma 30 gols no torneio, mas só foi o artilheiro da competição uma vez, em 2020. Isso porque em 2019, marcou sete gols em 12 jogos, mas foi Bruno Henrique que terminou como líder em gols.
Já em 2020, ele marcou oito tentos em 10 partidas, finalmente conquistando a artilharia do Cariocão. Mas em 2021 voltou a ser vice-artilheiro, balançando as redes oito vezes em oito jogos.
Com os oito gols marcados em 2022, Gabigol pode fazer sua melhor temporada no Cariocão pelo Flamengo. Seu recorde de gols no torneio é de oito, em 2020 e 2021. Ou seja, com os dois jogos das finais por disputar, o craque pode superar a marca e se consolidar ainda mais na história do torneio.
Inclusive, nos últimos 10 anos, Gabigol é o segundo jogador que mais marcou no Cariocão, e pode ultrapassar João Carlos, do Volta Redonda, que marcou 32 vezes em 82 jogos. Gabigol está empatado com Fred, com 30 gols.
No entanto, tanto Fred quanto João Carlos tem muito mais jogos que Gabigol. Se o jogador do Volta Redonda fez em 82 jogos, Fred precisou de 58 para marcar 30 vezes. Gabigol se mostra muito mais efetivo e letal quando se vê que seus 30 gols marcados se deram no decorrer de 38 jogos do Cariocão nas últimas quatro temporadas.