O clássico entre Flamengo e Fluminense ficou marcado por um episódio lamentável. Isso porque durante o intervalo, o atacante Gabigol teria sofrido racismo por um torcedor rival. Um ato completamente intolerável em 2022 e que o Flu tratou de minimizar. O MRN traz os desdobramentos do caso.
O lance aconteceu na saída para o vestiário. Enquanto descia as escadas para o túnel, Gabigol foi hostilizado por torcedores do Fluminense. Entre muitos xingamentos, dá para perceber a palavra “macaco”. O vídeo não deixa claro se foi um ou mais torcedores, mas o atacante do Flamengo percebeu e se pronunciou.
Leia Mais: Record bate TV Globo e lidera audiência com Flamengo x Fluminense; veja os números
Após a partida, aliás, o Flamengo emitiu uma nota oficial repudiando veementemente o caso. Ainda segundo o clube, Gabi está recebendo toda solidariedade e apoio neste momento.
“O Clube de Regatas do Flamengo repudia veementemente o episódio lamentável ocorrido na partida deste domingo com o atleta Gabigol, que foi vítima de racismo. O clube presta total solidariedade ao nosso atacante. Estaremos sempre ao seu lado, Gabi. Racismo é crime! #RacismoNão.”, publicou o perfil oficial do clube.
Gabigol já havia publicado o vídeo com uma mensagem, mas replicou a resposta do Flamengo. Além disso, respondeu que jamais se calará diante de uma situação dessas. Ademais, tratou de dizer que é inadmissível qualquer pessoa passar por isso e que se orgulha da sua raça e cor.
“Até quando? Até quando isso vai acontecer sem punição? Jamais vou me calar, é inadmissível que passemos por isso!! Orgulho da minha raça, orgulho da minha cor!! #RacismoNão.”
Rivais do Flamengo, Vasco e Fluminense emitem nota sobre o caso
Apesar de rival, o Vasco foi o único time do Campeonato Carioca a se posicionar a favor do Flamengo. Além disso, com um histórico de time que luta contra o racismo, o cruzmaltino desejou solidariedade ao atacante Gabigol. Ademais, ressaltou que o racismo NUNCA pode ser normalizado.
“O #VascoDaGama está nesta luta há mais de cem anos e continuará por mais 100 para reforçar que o racismo NUNCA pode ser normalizado ou aceito. Contra NINGUÉM! Toda nossa solidariedade ao atleta Gabriel Barbosa. Racismo é crime!“
O Fluminense, por outro lado, também emitiu uma nota completamente ridícula sobre o caso. O Tricolor falou quase que minimizando a situação. Além disso disse que as “SUPOSTAS” palavras racistas estão sendo investigadas. Por fim, afirmou que considera intolerável qualquer tipo de preconceito.
Ferj e Campeonato Carioca se ausentam no caso entre Flamengo, Gabigol e Fluminense
Responsáveis pela direção do Campeonato, a página da FERJ não publicou nenhuma mensagem. Contudo, o perfil oficial do Cariocão Betfair 2022 se pronunciou em nome da entidade carioca. Ademais, pregou igualdade, respeito e lamentou as ofensas. Por fim, tratou de informar que não é responsável por avaliar o caso, mas sim o Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro.
“A FFERJ prega a igualdade, o respeito e lamenta e repudia as ofensas dirigidas ao atleta Gabriel Barbosa, do Flamengo. A competência para avaliar o caso é do Tribunal de Justiça Desportiva-RJ.”