O Tribunal Desportivo Antidopagem suspendeu nesta segunda-feira por dois anos o atacante Gabigol por tentativa de fraudar um exame em abril de 2023. Cabe recurso ao Tribunal Arbitral do Esporte, na Suíça. O Flamengo pode ainda buscar um efeito suspensivo enquanto não houver uma sentença final.
O exame realizado no Ninho do Urubu deu negativo. Mas Gabigol foi acusado de tentar esconder a genitália da equipe responsável pelo teste, realizado de surpresa no Ninho.
A decisão do tribunal foi apertada, por cinco votos a favor da condenação e quatro contrários. A pena de dois anos é a pena mínima em caso de condenação. Gabigol poderia ser suspenso por até quatro anos.
O julgamento foi iniciado na última segunda-feira, mas suspenso por durar muito e retomado nesta segunda-feira.
Suspensão por doping deve afetar renovação de Gabigol
O atacante foi representado no caso por Bichara Neto, mesmo advogado que representou Paolo Guerrero e conseguiu reduzir a suspensão no julgamento no Tribunal Arbitral do Esporte em 2017. Na ocasião, ele conseguiu que o atacante peruano do Flamengo disputasse a Copa do Mundo, mas Guerrero acabou depois condenado a 14 meses de suspensão e teve que cumprir a pena.
Gabigol, de 27 anos, tem contrato com o Flamengo até dezembro de 2025 e as negociações para renovação estavam paralisadas. Atualmente, ele estaria livre para assinar pré-contrato com outra equipe em julho. Agora, entretanto, o Flamengo pode tentar estender o contrato além do período em que Gabigol ficar suspenso.
Na direção oposta, o clube pode buscar uma rescisão unilateral cobrando multa de Gabigol caso a condenação seja confirmada – o clube tem até hoje disputa judicial com Paolo Guerrero, a quem acusa de ter sido negligente ao tomar um chá de coca na concentração da seleção peruana na Bolívia.
Acima de tudo Rubro-Negro. Sou baiano, tenho 28 anos e cursei Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Além do MRN, trabalhei durante muito tempo como ap...