Gabigol e Bruno Henrique marcaram na última vitória do Flamengo em Quito; relembre
O próximo desafio do Flamengo é contra o Aucas, nesta quarta-feira (5), às 19h (horário de Brasília), pela primeira rodada da fase de grupos da Libertadores. Além do atual campeão equatoriano, o Flamengo terá outro adversário pela frente: a altitude de mais de 2,8 mil metros de Quito. Para já entrar no clima da partida, o MRN relembra a última vitória do Mengão na capital equatoriana.
Equador foi o palco do histórico título da Libertadores em 2022, contra o Athletico-PR. A decisão da América, no entanto, foi em Guayaquil, cidade que fica apenas quatro metros acima do nível do mar, ou seja, sem qualquer efeito de altitude. A última visita do Mengão a Quito foi em 2021, pela fase de grupos da competição internacional.
Leia mais: Sem pressa, Flamengo estuda renovação com Gabigol
Pela terceira rodada do Grupo G, o Flamengo subiu a montanha e foi enfrentar a LDU, no Estádio Rodrigo Paz Delgado, mais conhecido como Casablanca, casa da Liga Universitária. Comandado por Rogério Ceni, o Mengão venceu por 3 a 2, em jogaço, e se garantiu na primeira posição com 100% de aproveitamento, com nove pontos.
A partida aconteceu no dia 4 de maio de 2021, e a vitória veio com gols de Gabigol (2x) e Bruno Henrique. Naquela ocasião, Rogério Ceni mandou o seguinte time a campo: Diego Alves, Isla, Arão, Gustavo Henrique e FIlipe Luís; João Gomes, Diego Ribas, Everton Ribeiro e Arrascaeta; Bruno Henrique e Gabigol.
LDU 2×3 Flamengo pela Libertadores 2021
Assim, o Flamengo foi enfrentar a LDU após vencer o Vélez Sarsfield e o La Calera, poucos meses após conquistar o seu oitava título brasileiro. Com o quarteto de ataque inspirado, o Mengão fez um ótimo primeiro tempo e parecia que conquistaria os três pontos com tranquilidade.
Portanto, o primeiro gol saiu logo começo do jogo. Aos dois minutos Everton Ribeiro carregou pelo meio de campo, se desvencilhou dos marcadores e deu lindo passe para Gabigol, que invadiu a área e colocou no fundo da rede. O time de Ceni continuou controlando a posse, e aos 29, Bruno Henrique marcou um dos gols mais bonitos do ano.
Diego Ribas começou a jogada no meio de campo, tocou para João Gomes, que ajeitou de letra para Bruno Henrique. O camisa 27 tocou para Arrascaeta e passou, o uruguaio fez o corta luz, Gabigol ajeitou novamente para Bruno Henrique, que soltou uma bomba de fora da área, encobrindo o goleiro.
Sufoco no segundo tempo
Mas após um grande primeiro tempo, o Flamengo quase entregou o resultado. Irreconhecível na segunda etapa, o time rubro-negro sofreu o primeiro logo aos cinco minutos, gol de Borja, atacante que passou pelo Flamengo na década passada. Mas o time da casa seguiu criando boas chances, e aos 15 conseguiu o empate, após escanteio cobrado na área.
A LDU seguiu pressionando o Flamengo, que não conseguia se encontrar na partida. No entanto, quando a virada parecia estar perto, Arrascaeta sofreu pênalti aos 36′. Assim, Gabigol, com a maestria de sempre, bateu e deu números finais ao placar. 3×2 Flamengo.
28 anos, jornalista formado na FACHA. Sou apaixonado pelo Flamengo e esportes em geral, mas com foco no futebol e basquete.