Gabigol é absolvido pelo CAS por caso ocorrido no Flamengo

Atualizado: 04/07/2025, 12:07
Gabigol sorri no banco de reservas do Maracanã; atleta será diretor criativo em parceria com a Mizuno

Gabigol já não faz mais parte do Flamengo, e o que ele construiu em campo fica apenas para a história. Mas um fato ocorrido nos tempos de Ninho do Urubu ainda o assombravam.

➕Gabigol detalha saída do Flamengo: 'Senti no coração'

O jogador vinha atuando sob efeito suspensivo, mas o processo envolvendo a sua conduta no exame antidoping em abril de 2023 ainda corria na Justiça internacional.

Betsul
Betsul
5/5
proAtendimento com resposta rápida e eficiente

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.104-18, de 30 de dezembro 2024 | Jogue com responsabilidade +18 | Conteúdo Comercial | Aplicam-se os Termos e Condições.

Mas o jogador recebeu uma boa notícia nessa sexta-feira (4): Gabigol foi absolvido pelo CAS. Ou seja, a Corte Arbitral do Esporte.

O tribunal suíço deu ganho de causa ao ex-Flamengo, hoje jogador do Cruzeiro. Assim, a suspensão de 24 meses, anteriormente imposta ao jogador após a acusação de fraude no exame antidoping, caiu.

Essa suspensão foi anulada, e Gabigol pode seguir jogando sem voltar a se preocupar com a questão ocorrida nos tempos de Flamengo.

A União e a Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), responsáveis pela denúncia do atleta, saíram derrotadas do tribunal internacional.

Na época, a ABCD foi ao Ninho do Urubu para fazer testes surpresa no elenco do Flamengo. Gabigol foi escolhido para ser submetido ao exame, mas segundo a equipe, teria se negado a concluir o exame.

Vice-presidente de administração do Flamengo teve envolvimento na vitória de Gabigol no caso

Marcos Motta, que hoje é vice-presidente de administração da gestão Luiz Eduardo Baptista, o Bap, teve envolvimento na vitória de Gabigol.

O jogador contou com o apoio jurídico do escritório Bichara e Motta, empresa de Marcos Motta, do Flamengo, com Bichara Neto. Os advogados foram cruciais nos trâmites, e Marcos Motta comemorou nas redes sociais.

"O Tribunal Arbitral do Esporte (CAS) deu provimento ao recurso de Gabriel Barbosa Almeida contra a União e a ABCD.  Assim, a suspensão de 24 meses foi anulada. Obrigado, Gabigol, pela confiança na equipe da Bichara e Motta", publica Marcos Motta.

CAS publica resultado do processo

O tribunal suíço divulgou oficialmente o resultado, comunicando a imprensa da anulação dos 24 meses de suspensão a Gabigol

No documento, a Justiça detalha o processo e explica que o comportamento de Gabigol, de fato, foi de não cooperação, entende que isso não caracteriza adulteração nos resultados.

Imagem