Gabigol domina ranking de participações em gol desde 2019

29/12/2023, 09:42
Gabriel Barbosa, do Flamengo, comemora o primeiro gol do time durante a partida de ida das oitavas de final da Copa CONMEBOL Libertadores entre Flamengo e Olimpia, no Estádio do Maracanã

Mesmo após temporada atípica, Gabigol manteve o seu protagonismo no futebol brasileiro. Nesta quinta-feira (29), o perfil Sofascore colocou em evidência os atletas com mais participações em gols em cada uma das últimas cinco temporadas no Brasil. No levantamento, o atacante do Flamengo lidera isoladamente o ranking como o jogador com mais aparições desde 2019: Confira detalhes:

A pesquisa inclui os cinco jogadores com mais participações diretas em gol ano após ano. De 2019 em diante, o Flamengo soma nove aparições no total, liderando isoladamente o quesito.

Leia mais: Torcida do Flamengo bate recorde em pesquisa do Datafolha

Líder geral no levantamento, Gabigol representou o Fla em quatro dos cinco quadros comparativos. A única temporada em que o atacante apareceu nos rankings foi a atual. Além do Camisa 10, Pedro (2022 e 2023) e Bruno Henrique (2019 e 2021) somaram duas aparições cada. Concluindo, Arrascaeta (2019) também deixou sua marca na pesquisa.

Vale lembrar que o segundo time mais recorrente no levantamento foi o Atlético-MG, com quatro aparições. Ou seja, o mesmo número alcançado somente por Gabigol.

Outro ponto que atesta o protagonismo do Flamengo é que o clube foi o único a ter pelo menos um representante em todos os anos analisados.

Por fim, o Flamengo também foi o único time a preencher as três primeiras posições em uma só temporada. Isso porque em 2019, Gabigol (55 participações), Bruno Henrique (51) e Arrascaeta (36) formaram o pódio do ano.

Ídolos do Flamengo saíram em defesa de Gabigol após temporada abaixo

Em 2023, Gabigol entregou desempenho abaixo do que o torcedor do Flamengo se acostumou a ver nos anos anteriores. Foram apenas 20 gols em 58 jogos, menor número do atacante desde sua chegada ao Mais Querido. Somado a isso, o jogador também se envolveu em polêmicas extra-campo que corroboraram com a já existente insatisfação da torcida rubro-negra quanto ao atleta.

Na tentativa de blindar Gabi das críticas, alguns ídolos do Flamengo saíram em defesa do atacante. Nesta quarta-feira (27), após o Jogo das Estrelas, Zico e Petkovic rechaçaram os comentários negativos que o Camisa 10 vem recebendo. Os dois reconheceram seu ano atípico, mas reforçaram que a oscilação é natural e que até os melhores jogadores passam por fases ruins.


Partilha