Gabigol começa ano com desafio de virar artilheiro do século no Flamengo
Na sua primeira temporada no Flamengo, Gabigol marcou 43 gols, maior marca de um jogador em uma temporada pelo clube desde os 48 marcados por Romário em 1999. Foi o suficiente para se tornar o sétimo maior artilheiro do Flamengo no século XXI. Com sua contratação em definitivo confirmada hoje, Gabigol tem um desafio já para a sua segunda temporada no clube: se tornar o artilheiro do século no Flamengo.
O atual detentor da marca é o meia Renato Abreu, que marcou 73 gols em 271 jogos pelo Flamengo em duas passagens entre 2005 e 2013. Para passá-lo em 2020, Gabigol precisa marcar 31 vezes, 12 gols a menos do que fez no ano passado.
Já chegar ao segundo lugar na lista será bem mais fácil. Atualmente a posição é dividida por Vagner Love, Léo Moura e Obina. Os três marcaram 47 vezes.
Gabigol está atrás ainda de Hernane Brocador, que fez 45 gols pelo Flamengo, e Edílson, que marcou 44 vezes no século (o Capetinha tem 51 gols no total, mas 7 foram marcados em 2000, que pertence ao século XX).
O próximo gol que Gabigol marcar significará o desempate com Guerrero na artilharia do século. O peruano marcou em três temporadas a mesma quantidade de gols que Gabigol fez no seu primeiro ano pelo Flamengo.
No geral da história, Renato Abreu é somente o 37º jogador que mais marcou gols com a camisa do Flamengo. Caso cumpra o contrato até o fim e mantenha o faro goleador, porém, Gabigol terá a oportunidade de galgar muito mais posições nesta lista.