30 de agosto de 1996. Nascia Gabriel Barbosa Almeida, o Gabigol, natural de São Bernardo de Campo, no estado de São Paulo. O predestinado criado na Vila do Santos se tornou o Príncipe do Flamengo para coroar sua carreira no Rio de Janeiro.
O aniversário de Gabigol não chega a ser um Natal Rubro-Negro como no dia 3 de março, quando Arthur Antunes Coimbra completa mais um ano de vida, porque Gabriel Barbosa ainda pinta sua história em vermelho e preto com o Manto Sagrado.
Leia também: Marcado na história de Vélez e Flamengo, Mancuso se declara ao Rubro-Negro: ‘Melhor coisa da minha carreira’
Para celebrar os 26 anos de Gabigol, o MRN reuniu 26 fatos marcantes do atacante com a camisa do Flamengo em seis matérias especiais. Longe de ser algo nostálgico, a lista traz os grandes – e polêmicos – momentos do artilheiro dentro e fora de campo.
A primeira parte da lista relembra a chegada de Gabriel Barbosa ao Flamengo e seus primeiros passos para se firmar como ídolo da Nação Rubro-Negra.
1 – A chegada: o início de uma nova era
No dia 11 de janeiro de 2019, o Flamengo anunciou a contratação de Gabriel Barbosa. O Mengão venceu a concorrência do West Ham, da Inglaterra, e conseguiu convencer a Inter de Milão a negociar o jogador. A princípio, o camisa 9 chegou sem custos na negociação, com apenas o Flamengo pagando seu salário integral em um contrato de empréstimo durante uma temporada.
2 – Primeiro gol: tinha que ser no Maracanã
44 dias após ser anunciado de forma oficial, Gabriel marcou seu primeiro gol pelo Flamengo. No jogo contra o Americano no dia 24 de fevereiro de 2019, no Estádio do Maracanã, o príncipe rubro-negro deixou a sua primeira marca no estádio com a camisa do Mais Querido aos 17 minutos do segundo tempo. A assistência? De Arrascaeta.
3 – Gol de empate de Gabigol em Lima: o predestinado
Na assistência dos pés de Arrascaeta, após bela jogada de Bruno Henrique, o goleador do Mengão dá início a uma avalanche rubro-negra no Estádio Monumental “U”, em Lima no empate contra o River Plate, na final da Libertadores. Aos 43 minutos do segundo tempo, houve um chamado divino naquele lugar, mas apenas uma pessoa seria capaz de atendê-lo à altura. Sim, o Predestinado Gabriel Barbosa.
4 – Virada épica, memorável
Ao som de “Em dezembro de 81” da torcida do Flamengo no estádio, Gabigol disputa com os defensores do River Plate e a bola sobra em um cenário apoteótico: cara a cara com Armani, a bola em perfeita sintonia para ser levada às redes pela perna esquerda do atacante do Flamengo. Aos 46 minutos da etapa final, três minutos após empatar o jogo, o Predestinado coloca o Flamengo à frente para sempre. É a Glória Eterna escrita com os pés de Gabigol.
5 – Brasileirão e Libertadores: artilharia em dose dupla de Gabigol
O craque do Flamengo não apenas conquistou os títulos como também foi artilheiro das principais competições em 2019. Na Libertadores, líder isolado da artilharia com nove gols na competição em 12 partidas. Dessa forma, o cenário do Brasileirão não foi diferente: 25 gols em 29 jogos e artilheiro isolado. Assim, o principal jogador do Flamengo deixou a sua marca em seu primeiro ano no clube.
Parte 2: #GabiDay: artilheiro coleciona gols, recordes e ‘tretas’ em campo