Francisco da Costa revela motivação extra do Bolívar para enfrentar Flamengo
Nesta quarta-feira (24), Flamengo e Bolívar se enfrentam pela terceira rodada da Libertadores e a partida está sendo tratada como uma final pelo time boliviano. Artilheiro da equipe no torneio e fundamental para liderança do grupo, o atacante brasileiro Francisco da Costa projetou duelo e revelou mobilização de todo o país pela chance de encaminhar vaga nas oitavas com vitória sobre o Mengão.
Em entrevista ao portal “ge”, o atleta disse que o elenco do Bolívar está muito motivado para enfrentar o Flamengo. Ele ressalta respeito pelos jogadores e pelo clube, que elogiou outras vezes ao longo da entrevista, mas entende importância de somar os três pontos em casa contra o Fla.
➕: Goleiro do Bolívar tomou sacode do Flamengo, foi elogiado por Tite e parou Neymar
“Não só da torcida, mas o entendimento geral aqui na cidade, no país não sei. É realmente um jogo importante, onde somar três pontos é botar um pé nas oitavas de final. Então a mobilização é grande, é um jogo que a motivação é mais alta. O grupo entende a importância, está tomando o jogo como tem que ser tomado, respeitando o Flamengo, mas com esperança que seja um bom jogo e os três pontos fiquem com a gente”, disse Chico, como é conhecido.
O Bolívar venceu os dois jogos que disputou na Libertadores e lidera o grupo E com seis pontos. O Flamengo viaja a La Paz, com altitude de 3.640 metros, com missão de evitar que o time boliviano chegue aos nove pontos e abra cinco de vantagem na tabela. Isso porque o Rubro-Negro tem quatro pontos após empate com Millonarios e vitória sobre o Palestino.
Mas Francisco da Costa garante que o jogo decisivo ser contra o Fla é mais um fator de motivação para os jogadores do Bolívar. Eliminados do Apertura do Campeonato Boliviano pelo San Antonio Bulo Bulo, os atletas querem dar resposta do vexame com vitória sobre um favorito ao título da Libertadores.
“Saber que hoje o Bolívar é o melhor time da Libertadores e esse começo foi um caminho importante para a classificação num grupo tão difícil, onde tem o Millonarios adaptado à altitude em Bogotá, Flamengo um dos melhores times da América e um time do Chile que passou pela pré-Libertadores. Grupos está bastante motivado para esse jogo. “
Apesar da expectativa, o atleta ainda não tinha visto vídeos de como joga o Flamengo de Tite para se preparar para o jogo. Ele exala confiança e diz que prefere focar no que precisará fazer em campo, mas afirma que vai analisar o time rubro-negro em algum momento antes do confronto.
“Gosto de focar mais no nosso. Principalmente aqui em La Paz, eu entendo que se impormos nosso ritmo é difícil, a gente é um time muito complicado de ser batido. Mas tem o departamento da parte de análise, nós vamos analisar os vídeos do Flamengo Eu, particularmente, não sou muito fã. Entendo que é preciso ser feito, mas prefiro focar no que a gente tem que fazer”, disse o centroavante ao “ge”
Atacante comenta vantagem da altitude contra o Flamengo
A partida entre Flamengo e Bolívar acontecerá no estádio Hernando Siles Stadium, em La Paz. A capital boliviana está localizada em altitude de 3.640 metros, o que dá clara vantagem aos times esportivos que enfrentam equipes acostumas ao nível do mar.
Francisco da Costa não nega que o Bolívar terá vantagem física sobre o Flamengo. Apesar de comparar com outras condições climáticas adversas, ele admitiu que a altitude é a pior delas e em La Paz é ainda pior. Isso porque altitudes acima de 3 metros costumam causar efeitos mais intensos.
“As primeiras experiências são meio frustrantes, porque realmente pesa. Aqui acho que é o lugar mais alto do mundo para jogar futebol, então é complicado. A gente sabe a vantagem que temos em relação a isso. Mas o fator climático existe em muitos lugares: calor, umidade, frio, neve…” , disse, antes de completar:
“Não é nenhuma hipocrisia, entendemos que o fator altitude é o mais difícil. O oxigênio é menor e consequentemente você cansa mais rápido. E quem está adaptado tem mais oxigenação, e isso é uma vantagem.”
As condições preocupam o Flamengo e fizeram o clube montar estratégia especifica para o jogo. A equipe viaja nesta terça-feira (23) e ficará em Santa Cruz de la Sierra, sem efeitos da altitude, e viaja para La Paz horas antes da partida.
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.