Foto rara da Família Antunes relembra despedida de Zico

24/01/2024, 14:12
Zico ao lado de seus irmãos no dia de sua despedida do Flamengo

Uma foto rara da despedida de Zico veio à tona nesta quarta-feira (24). Sobrinho de Zico, Emerson Coimbra publicou uma imagem nas redes sociais com tratamento de Photoshop. Isso porque o clarão atrás de Zico e seus irmãos estava atrapalhando a imagem e Emerson decidiu colocar fundo rubro-negro.

Mesmo assim, a foto rara é muito interessante e mostra Zico com seus irmãos em 6 de fevereiro de 1990. Edu, Tunico, Zeca e Nando participaram de uma partida preliminar antes do jogo festivo. O quarteto aparece com Zico ao meio, sorridente.

A primeira preliminar, que foi contou com os irmãos de Zico, aconteceu entre time vermelho e time amarelo. A ideia era representar o Juventude, uma equipe amadora de Quintino, bairro onde surgiram os primeiros dribles de Zico ao lado de seus familiares e amigos. Depois, uma nova preliminar do Nova Geração. O time infantil havia sido fundado por Zico nos anos 80.

Emerson Coimbra gentilmente decidiu publicar ainda a foto original encontrada em seus arquivos. O céu estourado ao fundo, de fato, atrapalha a visão. Mas vale ilustrar para que o torcedor tenha ciência da imagem real.

Jogo apoteótico marcou festa inédita para Zico

Dificilmente outro jogador terá uma festa tão grandiosa como a que Zico recebeu no Maracanã. Seu último jogo oficial pelo Mengo, em dezembro de 1989, foi de goleada por 5 a 0 sobre o Fluminense. Mas aconteceu longe do Rio de Janeiro, em Juiz de Fora. É claro que o Galinho teria que pisar mais uma vez no santo gramado do Maracanã.

E assim foi. No primeiro tempo, o time do Flamengo campeão do mundo em 1981 jogou. O adversário foi uma equipe formada por jogadores e amigos de Zico, convidados para a festa. No segundo tempo, a então atual equipe de 1990 subiu ao campo para jogar com o Galinho. O time de 1981 jogou de branco, relembrando a conquista do Mundial. No segundo tempo, Zico se despediu vestindo rubro-negro com o time de 1990.

A data era tão especial que até o então técnico da Seleção Brasileira, Sebastião Lazaroni, se fez presente. Taffarel surgia pegando tudo e evitou uma derrota, garantindo um empate em 2 a 2 no placar final. Fernando e Leonardo marcaram para o Flamengo. Para o combinado adversário, Cláudio Adão e Tarantini balançaram as redes.

O contato de Zico com a torcida após o jogo

Mas o principal foi o fim da partida, após o jogo contra craques como Falcão, Mario Kempes, Rummenigge e Breitner. Uma grande festa jamais vista e dificilmente repetida aconteceu para o maior jogador da história do Flamengo.

Zico deu volta olímpica no Maracanã, saudando todos os torcedores do Flamengo, assim como faz após cada Jogo das Estrelas. A comoção foi grande e os jornalistas encheram o campo acompanhando a corrida do craque, o cercando enquanto ele se despedia da Nação. Entre os 95.451 presentes, grande parte estava aos prantos com o último jogo do ídolo na história. Até mesmo jogadores apareciam chorando.

Uma linda cena abrilhantou a despedida. Várias crianças foram até o centro do gramado segurando balões com gás hélio. Elas soltaram os objetos para que eles subissem aos céus enquanto Zico passava no meio do corredor humano ainda no gramado. O efeito criado foi incrível. No canal do próprio craque, existe conteúdo sobre o histórico dia com declarações da própria lenda. Além disso, Taffarel também participou.


Partilha