Fortaleza x Flamengo: arbitragem será de Anderson Daronco

Flamengo volta a campo neste domingo (5), às 16h, contra o Fortaleza, no Castelão, pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro. A CBF definiu o Anderson Daronco (RS – Fifa) como o árbitro da partida. Na derrota para o Santos, a arbitragem teve polêmicas contra o Mais Querido.
No Mané Garrincha, quem apitou o jogo foi o jovem Rafael Rodrigo Klein, do Rio Grande do Sul. O Flamengo terá novamente um árbitro gaúcho no comando da sua partida. Daronco, no entanto, é mais experiente, com rodagem até no futebol saudita.
Leia mais: Com Igor Jesus no Pan, Rodrigo Caio pode suprir ausência de volantes
Em 2023, Anderson Daronco apitou 18 jogos da elite do Brasileirão, com 70 cartões amarelos e cinco vermelhos, além de dez pênaltis marcados. Dentre esse número de partidas, três foram em duelos do Flamengo: derrota para o Bragantino por 4 a 0, derrota para o Cuiabá por 3 a 0 e empate com o Corinthians em 1 a 1.
Além disso, o árbitro esteve nas oitavas de final, contra o Fluminense, e na final da Copa do Brasil, diante do São Paulo. Nos cinco jogos do Flamengo na temporada, Anderson não aplicou expulsão.
Anderson Daronco chega para Fortaleza x Flamengo com polêmica em clássico paulista
Na 30ª rodada do Brasileirão, Anderson Daronco se envolveu em polêmicas no clássico Corinthians e Santos, na Neo Química Arena. O árbitro gaúcho marcou uma penalidade para o Peixe na reta final que resultou no empate. Torcedores corintianos se revoltaram com a marcação.
Além disso, após o jogo, repercutiu na internet um ângulo em que o Daronco assinalou um impedimento que o bandeirinha não havia marcado. A paralisação por parte do árbitro impediu um ataque promissor do Corinthians.
Após essas polêmicas, especulou-se que Anderson Daronco estivesse afastado da CBF já que não apitou na 31ª rodada. No entanto, a ausência do juiz na escala faz parte de uma rodagem entre os árbitros.