O Fortaleza ganhou o reforço de Kervin Andrade para o jogo contra o Flamengo, nesta quinta-feira (11), no Maracanã, pela 16ª rodada do Brasileirão. O meia estava com a Seleção Venezuela na Copa América e retornou após eliminação nas quartas de final. Ele se reapresentou nesta segunda-feira para iniciar preparação.
Aos 19 anos, o meia é reserva na equipe do técnico Juan Pablo Vojvoda, mas ainda assim está entre os artilheiros do time na temporada. Com sete gols e quatro assistências, ele é utilizado pelo treinador argentino principalmente como uma peça para mudar os jogos no segundo tempo. Estratégia que deu resultado até o momento.
➕ Estádio do Flamengo: Gasômetro vai a leilão com lance mínimo de R$ 138 milhões
Kervin Andrade é o quarto jogador com mais gols do Fortaleza na temporada, atrás de Lucero, Pikachu e Moisés. Mas vale destacar a minutagem muito inferior à dos companheiros: 765 minutos jogados na temporada, enquanto os três artilheiros jogaram, respectivamente, 2.765′, 2.390′ e 1.399′.
Ou seja, o mais próximo tem quase o dobro de minutos do jovem. O bom desempenho e as participações em gols mesmo com pouco tempo em campo renderam convocação para a Copa América, onde Kervin repetiu o feito. Ele entrou no segundo tempo de jogo contra Jamaica para jogar 16 minutos, suficientes para uma assistência na vitória da Venezuela por 3 a 0.
A tendência , portanto, é que Vojvoda mantenha estratégia e deixe Kervin Andrade de fora do time titular contra o Flamengo. Entretanto, caso jogo esteja equilibrado ou o Fla tenha pouca vantagem no placar na segunda etapa, a entrada do meia é praticamente uma certeza.
Tite tem ‘dor de cabeça’ para armar Flamengo contra o Fortaleza
Se Vojvoda ganha mais opções para escalar o Fortaleza, Tite vive a situação inversa no Flamengo. Ainda sem os quatro uruguaios na Copa América, o técnico não vai contar com os lesionados Everton Cebolinha e Bruno Henrique.
Dos jogadores que estavam no DM, Igor Jesus treinou com o elenco e pode ser a única novidade na lista de relacionados ir para o jogo. No entanto, a escolha do atleta que vai ocupar o lado esquerdo do ataque é um problema para Tite neste jogo.
O escolhido contra o Juventude, quando também não teve Bruno e Cebolinha foi Victor Hugo. Mas o meia não foi bem, recebeu críticas da torcida e não ganhou mais oportunidades. Tite também utilizou Werton na posição, mas o atacante foi substituído após 30 minutos em campo no último jogo. A opção para o lugar do jovem foi Matheus Gonçalves.
Essas são as principais alternativas no elenco para não mexer no restante do time. Contudo, há a possibilidade do treinador colocar mais um meia ou escalar Lorran na equipe. A entrada do meia de 18 anos, no entanto, mexeria nos posicionamentos de Gerson e Luiz Araújo.
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.