Fortaleza aprova SAF com modelo sonhado por Landim no Flamengo

25/09/2023, 10:58
Sócios aprovam SAF 100% controlada pelo Fortaleza; modelo permitiria a Landim seguir no comando do futebol do Flamengo após fim do mandato

O Fortaleza aprovou no último fim de semana a criação da sua SAF e abriu um precedente no futebol brasileiro para um modelo de Sociedade Anônima de Futebol como o que Rodolfo Landim sonha no Flamengo.

Isto porque o clube nordestino se transformou em SAF mantendo, num primeiro momento, 100% do controle do seu futebol. A ideia é num segundo momento buscar investidores minoritários que aumentem o capital do Fortaleza enquanto o futebol continua sob comando majoritário do clube.

Leia mais: Landim se reúne com governador de São Paulo antes de vice do Flamengo

Desta forma, é um modelo próximo ao do futebol alemão, onde a lei só permite participação minoritária de empresas nos clubes. Recentemente, Landim esteve na Alemanha conversando com Bayern de Munique e Adidas sobre o modelo societário do clube alemão.

O presidente já defendeu a sócios do Flamengo a ideia de criar uma SAF e vender até 30% das ações a uma empresa. De acordo com o dirigente, seria possível arrecadar até R$ 1,5 bilhão desta forma e financiar a construção de um estádio do Flamengo.

Recentemente, à CNN, Landim defendeu que o Flamengo virasse SAF apenas se tivesse um “projeto estruturante” que justificasse a mudança. Esse projeto poderia ser a construção de um estádio na região do Gasômetro, que o clube negocia com a Caixa Econômica Federal.

SAF permitiria a Landim seguir no comando do futebol do Flamengo

Entretanto, existe uma outra motivação que pode levar Landim a acelerar os trâmites para a transformação do Flamengo numa SAF mesmo sem ter investidores num primeiro momento, como fez o Fortaleza. Na semana passada, o Conselho Deliberativo do clube sepultou de vez a tentativa de estender o mandato do presidente.

Todavia, a transformação em SAF permitiria que Landim se transformasse em CEO (executivo-chefe) e continuasse no comando do futebol do Flamengo. É exatamente o que deve acontecer no Fortaleza com o presidente Marcelo Paz, que também não pode mais ser reeleito.

Os sócios do Fortaleza aprovaram a mudança para SAF em Assembleia Geral com 95% de apoio. A princípio, no Flamengo os sócios não enxergam a mudança com os mesmos bons olhos. Porém, podem ser convencidos por discursos como o que Landim fez projetando uma valorização maciça do título de sócio proprietário caso o clube decida virar SAF.


Mundo Rubro Negro
Autor

Notícia e opinião de qualidade sobre o Flamengo desde janeiro de 2015