Fortaleza 3x2 Flamengo: derrota que liga sinais de alerta para mês decisivo nas Copas
O Flamengo perdeu para o Fortaleza por 3 a 2, nesta quarta-feira (28), no Castelão, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro. Os gols do Flamengo foram marcados por Gabigol (2). Pedro Rocha (2) e Caio Alexandre marcaram os gols do Fortaleza. Com o resultado, o Rubro-Negro segue com 45 pontos e caiu para a quinta posição.
Em um jogo onde o Flamengo entrou sem três dos seus quatro principais jogadores, ficou a certeza de que o elenco não é tão farto assim. E para piorar, os titulares que estavam em campo tiveram atuações bem abaixo do padrão.
Leia Mais: Premiere bota comercial durante pênalti de Gabigol e irrita torcedores do Flamengo
O goleiro Santos, Rodinei, Leo Pereira e João Gomes falharam em momentos decisivos e não conseguiram manter o mesmo nível que vinham mostrando. O Flamengo volta a campo pelo Brasileirão neste sábado (1), às 19h, contra o Red Bull Bragantino, no Maracanã. Veja como foi o jogo.
1º Tempo – Posse de bola e virada com Gabigol
O Flamengo entrou em campo com um time bastante mudado, pois o técnico Dorival Júnior teve dez desfalques para a partida contra o Fortaleza. O Rubro-Negro começou o jogo com Santos. David Luiz, Leo Pereira, Filipe Luís; Thiago Maia, João Gomes, Victor Hugo, Matheus França; Gabigol e Mateusão.
O Flamengo ficou com a bola. Ao fim do primeiro tempo, o percentual era de 77%, contra apenas 23% do Fortaleza. Mesmo assim, foram apenas quatro finalizações, enquanto o time cearense teve seis. Ou seja, o Flamengo rodou a bola, mas agrediu pouco.
Com a garotada e Gabigol na frente, o time demorou para se achar. Ao mesmo tempo, Rodinei mais uma vez deixou seu lado aberto. E foi por ali que Pedro Rocha disparou aos 17 minutos, driblou David Luiz, João Gomes e Leo Pereira antes de bater sem chances de defesa para Santos.
O Flamengo não mudou seu plano de jogo. O Rubro-Negro seguiu rodando a bola para achar o espaço. O empate veio com dois erros do Fortaleza. Ronald passou errado para trás. Gabigol dominou e partiu em disparada para dentro da área, pela esquerda.
O ídolo do Flamengo bateu forte de esquerda, mas contou com a ajuda do goleiro Fernando Miguel, do Fortaleza. Ele abaixou e deixou a bola passar por cima das suas mãos. O empate do Flamengo veio aos 31 minutos.
Mais um pouco e nova chance. David Luiz achou Mateusão na área, pela direita. Marcelo Benevenuto deu uma pernada no jovem rubro-negro e o árbitro marcou pênalti. O Fortaleza protestou, reclamou da bola fora da marca, mas não teve jeito. Gabigol bateu no canto direito, sem defesa para o goleiro aos 49 minutos.
O Flamengo foi para o intervalo na frente, mas com um rendimento que não convenceu. Os três titulares fazem muita falta, mas o Rubro-Negro tem que saber jogar sem eles. Na saída para o vestiário, David Luiz comentou a primeira etapa: “Temos um plano de jogo. Vamos rodar a bola e ter paciência até surgir a chance. Assim viramos o jogo e assim vamos jogar no segundo tempo.”
2º Tempo – Santos falha e Flamengo leva virada no fim
Como falou David Luiz, o Flamengo tentou manter a posse de bola, mas faltou combinar com o Fortaleza. Ayrton Lucas entrou no lugar de Filipe Luís, que se sentiu mal no intervalo. No segundo tempo, o time não manteve o mesmo padrão.
O Fortaleza achou o empate aos seis minutos, mais uma vez com Pedro Rocha. Thiago galhardo tirou Leo Pereira para nada pela direita e cruzou para trás. Rocha marcou o segundo gol em menos de uma hora. E pensar que em um ano no Flamengo, o atacante marcou apenas uma vez.
Depois do empate, o jogo voltou ao padrão de espera. Flamengo com a bola e o Fortaleza tentando os contra-ataques. Foram poucas chances de parte a parte até os dez últimos minutos, pois foi ai que o Fortaleza veio para cima.
Com Otero batendo uma série de faltas e escanteios perigosos, o time cearense foi chegando cada vez mais perto do gol, que finalmente aconteceu aos 48 do segundo tempo. Moises bateu de longe e Santos rebateu. Caio Alexandre apareceu para tocar para as redes. Festa no Castelão e fim de jogo.
Na cabeça de cada torcedor do Flamengo, ficou a dúvida se o time está caindo de produção ou se poupando para as decisões da Copa do Brasil e da Libertadores. Diego falou sobre isso na entrevista em campo: “A gente desorganizou um pouco no final. Eles pressionaram muito e conseguiram o gol. Nosso objetivo é vencer para estar pronto para as finais que teremos nesse mês.”
Fortaleza 3×2 Flamengo – Lance a Lance
1º Tempo
3’ – Victor Hugo recebe de Gabigol dentro da área pela esquerda e bate cruzado para fora.
5’ – Pedro Rocha recebe na entrada da área e bate em cima de Rodinei, para escanteio.
17’ – GOL DO FORTALEZA- Pedro Rocha dispara pela esquerda, dribla três e bate no canto esquerdo.
20’ – Galhardo bate de fora da área, mas Santos defende.
31’ – GOL DO FLAMENGO – Gabigol aproveita passe errado, invade a área pela esquerda e bate no alto. Fernando Miguel falha.
43’ – Rodinei cruza da direita. Fernando Miguel defende
45’ – David Luiz bate falta ensaiada para Gabigol na area pela esquerda. Zaga corta o cruzamento.
47’ – Mateusão sofre pênalti de Marcelo Benevenuto após lançamento de David Luiz.
49’ – Amarelo para Pedro Rocha
49’ – GOL DO FLAMENGO – Gabigol bate o pênalti no canto direito, sem chance para o goleiro.
2º Tempo
0’ – Ayrton Lucas no lugar do Filipe Luís
1’ – João Gomes bate de fora da área. Para fora.
4’ – Brites escora escanteio da direita. Para fora.
5’ – Gabigol estica bola na área para Mateusão. Goleiro chega antes.
6’ – GOL DO FORTALEZA- Galhardo faz jogada pela direita e toca para trás. Pedro Rocha bate no canto de Santos.
10’ – Amarelo para Leo Pereira
14’ – Amarelo para Thiago Maia
15’ – Capixaba bate de fora da área, para fora.
17’ – Matheuzinho no lugar do Rodinei
21’ – João Gomes recebe de Victor Hugo dentro da área e bate para fora, rente à trave.
24’ – Peterson no lugar de Mateusão
25’ – Santos defende cruzamento de Moises
27’ – Ayrton Lucas toca errado para dentro da área. Santos salva o gol de Galhardo.
36’ – Diego no lugar de Victor Hugo e Pedrinho no lugar de Matheus França
36’ – Moises bate para longe da entrada da área
38’ – Ayrton Lucas bate de fora da área. Goleiro defende
38’ – Amarelo para João Gomes
39’ – Otero bate falta de longe. Santos defende.
43’ – Otero bate escanteio da esquerda, direto para o gol. Santos defende.
43’ – Amarelo para Matheuzinho.
44’ – Otero bate falta da esquerda, direto para o gol. Santos rebate.
46’ – Amarelo para Diego
48’ – GOL DO FORTALEZA – Moises bate de longe, Santos dá rebote e Caio Alexandre marca no rebote