Flávio Gomes cita Flamengo, mas volta a criticar Lusa no 'caso Heverton'
Convidado recente do podcast ”Tomando uma com…”, o jornalista Flávio Gomes que é assumidamente torcedor da Portuguesa-SP voltou a comentar o ‘caso Heverton’ de 2013, que resultou na perda de pontos da Lusa e do Flamengo no Campeonato Brasileiro daquela edição e culminou no rebaixamento da equipe paulista.
De acordo com Gomes, mesmo que a queda da Portuguesa pudesse livrar o Fluminense da Série B, a maior culpa pelos quatro pontos da Lusa que foram retirados foi da própria direção.
”Eu tenho quase certeza que não houve nenhuma ‘sacanagem’ para rebaixar a Portuguesa. Embora, existisse a chance da queda de dois cariocas (Vasco e Fluminense) ou três, já que o Flamengo também poderia cair porque perdeu pontos que não recuperou até hoje, mas o que mais me deixou irritado não foi a cagada de escalar o Heverton”, disse Flávio.
Leia também: Botafogo se posiciona sobre interesse em Vitinho do Flamengo
Em seguida, o jornalista lamentou a falta de embasamento jurídico na defesa por parte do advogado da Portuguesa. Por fim, a Lusa e o Flamengo perderam quatro pontos e salvaram o Fluminense, que havia sido rebaixado dentro das quatro linhas. A Portuguesa terminou o Brasileiro em 17º e o Fla em 16º, uma posição acima do Z-4.
”Mesmo que tenha tido má fé nessa história, a Portuguesa tinha defesa, mas não soube se defender. A Portuguesa não mandava advogado para o Rio, era um advogado coletivo que defendia vários clubes (…) Mas, a Portuguesa poderia ter se apoiado no estatuto do torcedor, que é uma lei federal que determina que qualquer decisão de justiça desportiva tem de ter a mesma publicidade da justiça comum federal. Ou seja, precisa ser publicada para entrar em vigor. O site da CBF não funcionava fim de semana, o julgamento foi sexta à noite, a suspensão do Heverton só foi publicada na segunda, então até lá qualquer jogador que tivesse sido suspenso na sexta poderia atuar pelos seus clubes”, concluiu.
Jornalista (Unisuam), 27 anos, natural do Rio de Janeiro e trabalhando no MRN. Atuo na área da comunicação desde 2018 e já acumulei passagens pelo Jornal Ilha Notícias, TV Ilha Carioca, Rádio RPC e Urubu Intera...