Flamenguista com doença rara faz campanha por remédios
Lutando de todas as formas para ajudar arrecadar dinheiro, uma vaquinha virtual foi a última esperança de Silvana Lima de garantir os medicamentos que sua filha precisa para o tratamento de uma doença genética rara. O custo do tratamento e dos remédios é de 20 mil reais mensais, e a família entrou na justiça para que o medicamento seja pago pelo governo. Enquanto aguarda uma resposta, a flamenguista conta com a ajuda da maior torcida do mundo.
A filha se chama Gabriella Luiza, de 12 anos, moradora do Rio de Janeiro. Aos três meses de idade, Gabriela recebeu o diagnostico de Fibrose Cística. É uma doença progressiva que afeta as células produtoras de secreções e compromete o funcionamento dos sistemas digestivos e respiratórios.
Leia mais: Corinthians x Flamengo: as estatísticas dos dois times na temporada
A criança tem uma diária intensa de medicamentos, fisioterapia respiratória e alimentar. Atualmente, a família é atendida pelo Sistema Único de Saúde e faz o uso de medicamentos e terapias necessárias. Mas desde 2021, com a progressão da doença, ela começou a usar oxigênio em casa e foi está na lista para um transplante pulmonar, pois sua capacidade pulmonar é de apenas 25%.
Em 2019 a FDA aprovou um medicamento chamado Trikafta, que promete mudar a vida dos pacientes. Mas o valor remédio custa cerca de 30 mil dólares por mês. Uma farmaceutica argentina lançou um genérico chamado TRIXACAR, que custa em média 3,5 mil reais mensais.
Família criou uma Vakinha. Jogadores do Flamengo autografaram camisa para a criança
Sem condições financeiras para arcar com o custo mensal, a mãe, Silvana Lima, recorreu ao Twitter pedindo ajuda para sua filha, que é flamenguista de coração, e lançou uma Vakinha: “Nação Rubro-Negra, por favor, me dá um presente? Minha filha tem 12 anos e devido a uma doença ela vive no oxigênio 24 horas por dia e estamos lutando pela vida. Ela ama o Flamengo e sei que nossa nação é f… e vai fazer viralizar a Vakinha dela para comprarmos o remédio e ela sair do oxigênio.”
Os jogadores do Flamengo autografaram uma camisa para Gabriella, e a menina agradeceu no vídeo: “Eu preciso dessa medicação, é praticamente a cura da minha doença. Eu sonho em ir ao Maracanã e ao ct, quero agradecer a todos os jogadores que assinaram a camisa. Uma vez Flamengo, sempre Flamengo, nunca se esqueçam.”
Portanto, para contribuir com a campanha, basta clicar aqui! Já foram arrecadados R$ 6.642,00 da meta de R$ 240.000,000.
28 anos, jornalista formado na FACHA. Sou apaixonado pelo Flamengo e esportes em geral, mas com foco no futebol e basquete.