Flamengo x Vasco: mudanças após o 6x1

14/09/2024, 09:05
Gabigol comemora gol pelo Flamengo, com o tradicional muque; artilheiro voltou a marcar contra o Vasco

Neste domingo (15), o Maracanã receberá novamente o Clássico dos Milhões, às 18h30, válido pela 26ª rodada do Brasileirão. É o reencontro entre Flamengo e Vasco após a histórica goleada de 6 a 1 aplicada pelo Rubro-Negro ao rival. No entanto, ambas equipes passaram por grandes mudanças desde o confronto do primeiro turno.

Flamengo e Vasco, no meio de semana, garantiram classificação para as semifinais da Copa do Brasil. O Mais Querido voltou a vencer o Bahia, por 1 a 0, com gol de Arrascaeta. O alvinegro foi derrotado pelo Athletico-PR, por 2 a 1, mas avançou nas penalidades.

Flamengo x Vasco pelo Brasileirão: onde assistir, horário e prováveis escalações

As equipes enfrentarão Corinthians e Atlético-MG, respectivamente. Caso se classifiquem para a grande final, reeditarão a final de 2006. Na oportunidade, o Mengão conquistou seu segundo dos quatro títulos na competição.

Escalações de Flamengo e Vasco no 6×1

FLAMENGO: Rossi; Varela (Wesley), Fabrício Bruno, David Luiz e Viña; Allan (Pulgar), De la Cruz e Arrascaeta; Gerson (Luiz Araújo), Pedro (Gabigol) e Everton Cebolinha (Bruno Henrique).

VASCO: Léo Jardim; Maicon (João Victor), Léo, Puma Rodríguez (Zé Gabriel); Sforza (Paulo Henrique), Galdames, Payet (Praxedes) (Victor Luis), Lucas Piton, Rossi (Rayan) e Vegetti

Os gols do Flamengo foram marcados por Everton Cebolinha, Pedro, David Luiz, Arrascaeta, Bruno Henrique e Gabigol.

Mudanças no Fla

A base do time escalado por Tite foi mantida até este mês de setembro, porém a turbulência no ambiente rubro-negro aumentou. O 6×1 foi a última partida antes da Copa América, que interferiu diretamente na sequência e desgaste da equipe na temporada. Com cinco jogadores titulares ausentes, o Mengão ficou sem boa parte dos convocados durante nove partidas do Brasileirão.

Mesmo assim, o saldo, em termos de tabela, foi positivo, com a goleada em cima do rival sendo um motivador. No entanto, a quantidade de lesões musculares no Flamengo cresceu absurdamente, e o desgaste no período pode ter influenciado. Dos titulares que atuaram na partida da sétima rodada, três tiveram a temporada comprometida. Everton Cebolinha, Viña e Pedro passaram por cirurgias e só voltam a atuar em 2025.

Léo Ortiz, contratado para reforçar a zaga do Flamengo, se tornou muito importante para a equipe em outra função. Por conta de desfalques, o ex-Bragantino ganhou força como volante, se torna um dos destaques da equipe na temporada. Léo Pereira não atuou no 6×1, por conta de lesão na coxa esquerda. Com isso, David Luiz assumiu a vaga, fez bons jogos, mas o Camisa 4 recuperou seu espaço ao lado de Fabrício Bruno.

Na janela de transferências do segundo semestre, o Mengão foi ao mercado, principalmente para reposição das peças perdidas por lesões. Michael, Charly Alcaraz, Alex Sandro e Gonzalo Plata foram anunciados. Para domingo, os dois últimos devem fazer suas estreias. O “Robozinho”, se recuperando de problema muscular e o meia argentino, suspenso após expulsão contra o Corinthians, não jogam.

Mudanças no Vasco

Na goleada sofrida contra o Mengão, o tetra-rebaixado estreava o português, Álvaro Pacheco, como treinador da equipe. A experiência durou apenas quatro jogos, contando com o 6×1. Foram três derrotas e um empate, até ser demitido. Com isso, Rafael Paiva, que estava no sub-20, assumiu o time.

A mudança no comando refletiu no desempenho e na colocação no Brasileirão. De encaminhado ao quinto rebaixamento, o Vasco ressurgiu e ocupa, atualmente, a nona posição e classificado para as semifinais da Copa do Brasil.

O cruzmaltino também contratou na janela, com destaque para a vinda de Philippe Coutinho. Jogou apenas quatro partidas, se lesionou, contraiu Covid-19 e é dúvida para a partida deste domingo (15). Alex Teixeira, Souza, Emerson Rodríguez, Jean David e Maxime Dominguez foram as outras aquisições. Medel, Zé Gabriel e Praxedes não fazem mais parte do elenco.