Flamengo x São Paulo: histórico e artilheiros do confronto

Atualizado: 06/12/2023, 10:21
São Paulo e Flamengo se enfrentam no Morumbi pela última rodada do Brasileirão

Flamengo e São Paulo se enfrentam nesta quarta-feira (6), às 21h30, pela última rodada do Campeonato Brasileiro. Enquanto a equipe rubro-negra ainda tem uma possibilidade remota de título e precisa confirmar vaga no G4, o São Paulo entra em campo sem tarefas a cumprir. O jogo desta noite no Morumbi será o 116º da história do confronto.

O primeiro jogo entre Flamengo e São Paulo aconteceu em 1940, ou seja, esse clássico de gigantes do futebol brasileiro tem mais de 80 anos. As equipes já duelaram por Brasileirão, Libertadores e Copa do Brasil, e pelas extintas Supercopa Libertadores, Copa de Ouro, Rio-São Paulo, Robertão e Copa dos Campeões. São 115 jogos, sendo 68 apenas pelo Campeonato Brasileiro, assim como será o confronto de hoje.

Leia mais: São Paulo x Flamengo: vidente prevê o placar pela 38ª rodada

No retrospecto geral, quem leva a melhor é o São Paulo. São 44 vitórias da equipe tricolor, contra 38 do Flamengo. O número de empates também é grande, já que os times ficaram em igualdade no placar 33 vezes. O Rubro-Negro marcou 156 gols no confronto, enquanto os paulistas fizeram 179.

Apesar de sair atrás no retrospecto, o Flamengo tem uma marca importante jogando no Morumbi. Não perde jogando na casa do São Paulo desde 2021, há dois anos. São quatro jogos, sendo três vitórias e um empate. O que também chama atenção é a quantidade de gols marcados pelo Flamengo nesse período. São 10 tentos em apenas quatro partidas.

Último jogo entre Flamengo e São Paulo

No último embate, Flamengo e São Paulo duelaram pela grande final da Copa do Brasil. O jogo decisivo aconteceu no Morumbi e terminou em 1 a 1. Porém, mesmo com o empate, a taça ficou com o São Paulo, que abriu 1 a 0 no Maracanã e foi campeão pelo agregado.

Bruno Henrique marcou o gol que deu a esperança para o Flamengo ainda levar o título. Mas minutos depois, Rodrigo Nestor acertou um chutaço de fora da área para confirmar o São Paulo como campeão.

Nesse empate com gosto de derrota, quem comandava o Mais Querido ainda era Jorge Sampaoli. O treinador argentino escalou o Flamengo para a decisão com: Rossi; Wesley, Fabrício Bruno, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Erick Pulgar e Thiago Maia; Gerson, Arrascaeta e Bruno Henrique; Pedro. Ao decorrer da partida, Everton Ribeiro, Gabigol, Victor Hugo e Luiz Araújo entraram em campo.

Artilheiros do confronto

Três jogadores do São Paulo lideram a lista de artilheiros do confronto. França, que jogou no tricolor entre 1996 e 2002, é o goleador isolado com nove gols marcados em 12 jogos. Luís Fabiano, ídolo do São Paulo, fez oito em 14 partidas. Gino Orlando, também do time paulista, está empatado com Bruno Henrique e Zico, do Flamengo. Todos marcaram seis gols cada.


Compartilhe