Na última quinta-feira (4), o Flamengo frustrou seus torcedores ao ceder o empate para o Racing, em Buenos Aires, pela terceira rodada da fase de grupos da Copa Libertadores. No entanto, o jogo do Mais Querido fez a ESPN quebrar o recorde de audiência na TV por assinatura em 2023.
De acordo com o portal “Notícias da TV”, Flamengo x Racing teve números superiores a algumas das maiores redes de televisão do país, incluindo a televisão aberta. Com transmissão exclusiva, a ESPN marcou nove pontos de média, com picos de dez, entre as 19h e 21h, período em que o Mengão jogava.
Leia mais: Flamengo lança camisas com icônica marca de vestuário
Os dados são referentes ao Ibope PNT da TV paga, e sendo assim, o jogo do time de Jorge Sampaoli atropelou os concorrentes. Para efeito de comparação, o canal Viva, que ficou em segundo lugar no período, cravou apenas um ponto de audiência. Em terceiro, a GloboNews também marcou um ponto.
Ainda segundo apuração do portal, a ESPN superou canais tradicionais, como a TV Bandeirantes, RedeTV!, SBT e até a Record, ficando atrás somente da TV Globo, que transmitia o penúltimo capítulo da novela das oito. Os números são só mais uma prova contrária aos defensores de que o Flamengo deveria receber menos pelos seus direitos de transmissão.
Flamengo bate seu próprio recorde de audiência
Com o recorde quebrado contra o Racing, o Flamengo superou uma marca que tinha sido estabelecida por ele mesmo. Até a última semana, Flamengo x Intependiente Del Valle (ECU) era o jogo responsável pela maior audiência da televisão por assinatura em 2023:
Portanto, na final da Recopa Sul-Americana, entre Flamengo e Independiente Del Valle, no Equador, a transmissão da ESPN Brasil manteve média de 6,9 pontos de audiência e atingiu o seu pico de oito pontos, entre 21h30 e 23h30. Neste dia, o jogo do Mais Querido teve mais do que o triplo de audiência que o SporTV, que ficou na segunda colocação com 2,5.
28 anos, jornalista formado na FACHA. Sou apaixonado pelo Flamengo e esportes em geral, mas com foco no futebol e basquete.