PVC: Flamengo x Palmeiras já é maior clássico do Brasil

19/04/2024, 13:11
Para PVC, Flamengo x Palmeiras já é o maior clássico do Brasil

Um dos principais confrontos do futebol na atualidade, Flamengo x Palmeiras é visto pelo jornalista Paulo Vinicius Coelho como o maior clássico do Brasil, mas não a maior rivalidade. De olho no jogo entre cariocas e paulistas, PVC explica a importância do duelo.

“A maior rivalidade do Brasil não é Palmeiras x Flamengo. O rival do palmeirense é o Corinthians, depois o São Paulo. Do Flamengo, é o Vasco. Os rubro-negros mais antigos não gostam do Botafogo… O Fla-Flu é mais importante na cidade do Rio de Janeiro do que enfrentar o Palmeiras”.

Pedro e Arrascaeta arrasaram Palmeiras em último encontro

Apesar de não representarem a maior rivalidade, Flamengo e Palmeiras são os atuais protagonistas do futebol e, por isso, o clássico interestadual é o mais aguardado do Brasil. Todas as torcidas param para assistir o duelo entre os maiores campeões dos últimos anos.

PVC fala, ainda, sobre uma tese que paira o futebol brasileiro há pelo menos 15 anos, de que o país terá “dois clubes hegemônicos, como na Espanha”. Segundo ele, ainda não há esta certeza. A explicação, para o jornalista, é um tanto quanto simples. “O Brasil nunca teve dois times repetidos como campeão e vice de seu maior campeonato, por dois anos seguidos”.

Flamengo x Palmeiras nos últimos anos

Entretanto, se analisados os títulos, o discurso muda um pouco de figura. De 2019 para cá, o Palmeiras foi campeão em 22 e 23. O Flamengo, de 2019 e 20. O alviverde ganhou a Copa do Brasil de 2020, enquanto o rubro-negro conquistou a de 2022. Na Libertadores, houve revezamento. O Fla venceu em 2019 e 2022, e os paulistas em 2020 e 2021.

Ainda conforme o jornalista, os títulos reforçam a rivalidade, principalmente após a chegada de Abel Ferreira. Desde que o português assumiu o Palmeiras, o Flamengo ganhou quatro clássicos. O rival, dois. Os empates? Quatro. A diferença? O time paulista tem o mesmo treinador há quatro anos, enquanto os cariocas tiveram sete comandantes diferentes em jogos contra os palmeirenses.


Partilha