Flamengo x Palmeiras: CBF escolhe árbitro com histórico de polêmicas

Atualizado: 17/10/2025, 13:55
Bruno Henrique, do Flamengo, conversa com o árbitro Wilton Sampaio durante a partida entre Flamengo e São Paulo pelo Brasileirão 2025, no Estádio do Maracanã, em 12 de julho de 2025, no Rio de Janeiro, Brasil.

Em uma das definições de arbitragem com mais expectativas nos últimos tempos, Wilton Pereira Sampaio foi escolhido para apitar Flamengo x Palmeiras, neste domingo (19). Membro da Federação Goiana de Futebol, o juiz será o responsável por comandar um dos jogos mais decisivos da temporada — e que pode ser vital para o título do Brasileirão.

➕ Jorginho responde se arbitragem preocupa para Flamengo x Palmeiras

Recheado de polêmicas em jogos do Flamengo, Wilton Pereira Sampaio já esteve em 47 jogos do clube — que é o terceiro que mais teve o árbitro em seus duelos. Este ano, o árbitro comandou três partidas do Rubro-Negro, incluindo outro confronto direto: contra o Cruzeiro, terceiro colocado. Os outros adversários foram São Paulo e Corinthians.

Bet365
Bet365
5/5
proGrande variedade de mercados

Autorizado pela Portaria SPA/MF Nº 250, de 07/02/2025 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.

A escolha por Wilton Pereira Sampaio se dá, naturalmente, pelo currículo do árbitro — que é dos mais experientes à disposição e já apitou em Copa do Mundo. Com o clima bélico que tem tomado conta da disputa pelo título, é óbvio esperar pressão para cima dos apitadores, e a busca é por alguém que não sinta esse peso.

A partida entre Flamengo e Palmeiras está marcada para acontecer neste domingo, no Maracanã, pela 29ª rodada do Brasileirão. A bola rola a partir de 16h (horário de Brasília).

Wilton Pereira Sampaio acumula polêmicas

Muito presente em jogos do Flamengo, Wilton Pereira Sampaio já foi protagonista de alguns momentos bastante polêmicos. Um deles foi justamente contra o último adversário do clube em um jogo apitado por ele, o Corinthians, mas na Copa do Brasil de 2024. O duelo, inclusive, marcava a estreia de Filipe Luís como treinador.

Aos três minutos, Bruno Henrique cabeceou uma bola que bateu no braço de Héctor Hernández, em lance que deveria ter sido interpretado como pênalti. No entanto, Wilton Pereira Sampaio nada marcou e gerou até uma reclamação formal do Flamengo sobre a arbitragem no Brasil.

Na época, o clube se irritou com a falta de critério em lances parecidos e chegou a usar como exemplo outro lance do mesmo jogo: um gol anulado do atacante Gabigol, que gerou críticas também ao VAR.

Ao longo da carreira, Wilton Pereira Sampaio já esteve em 654 jogos e aplicou 3.291 cartões amarelos — o que dá uma média de cinco por jogo. Ainda aplicou 96 cartões vermelhos de forma direta e apitou 180 pênaltis. O torneio em que mais esteve foi justamente o Brasileirão, com 289 partidas.

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: WhatsappBlueskyThreadsTwitter (X)Instagram e Facebook.


João Lobo
Autor
Capixaba radicado no Rio de Janeiro, jornalista que acredita no poder do jornalismo como ferramenta de inclusão e transformação social. Apaixonado pela escrita e pela arte de observar o mundo por diferentes lentes.