Flamengo x Orlando Magic: relembre os 3 confrontos anteriores

19/10/2023, 11:33
Marquinhos em ação no amistoso Flamengo x Orlando Magic

Está chegando a hora de mais um momento histórico para o basquete rubro-negro. Nesta sexta-feira (20), o Flamengo volta a participar da pré-temporada da NBA, quando enfrenta o Orlando Magic, no Amway Center, em Orlando. A bola sobe às 20h (horário de Brasília), com transmissão exclusiva do Prime Vídeo.

O jogo marca o fim do calendário de pré-temporada do Orlando Magic, que conta com nomes importantes como Paolo Banchero e Franz Wagner, e este será o quarto confronto entre as duas equipes. Flamengo e Magic se enfrentaram em 2014 e 2018 nos Estados Unidos, enquanto em 2015 o duelo ocorreu no Rio de Janeiro, pelo NBA Global Games.

Leia mais: Corinthians sonda Bruno Henrique, mas se assusta e desiste

Para o torcedor já ir entrando no clima do jogo, o Mundo Rubro Negro relembra os três primeiros confrontos entre Flamengo e Orlando Magic e os destaques de cada partida; veja!

2014 – Primeiro duelo entre Orlando Magic e Flamengo

Em uma iniciativa histórica para o basquete brasileiro, a NBA convidou o Flamengo para uma excursão com três jogos na pré-temporada da NBA em 2014. E foi aí que Flamengo e Orlando Magic se encontraram pela primeira vez, no Amway Center.

Na época, o Flamengo contava talvez com o melhor time de sua história, atual campeão da Liga das Américas e que posteriormente venceria o Mundial. Porém, se de um lado o Orgulho da Nação contava com Laprovittola, Marquinhos, Marcelinho Machado e companhia, o Magic tinha Nikola Vucevic e Aaron Gordon, astros da NBA.

Apesar de um início incrível de Marcelinho, que marcou 11 pontos no primeiro quarto, o Rubro-Negro perdeu a parcial por 34 x 23. No segundo quarto, aos gritos de “Vamos virar Mengo”, o Mengão venceu a parcial e foi para o intervalo perdendo por apenas seis pontos, 55×49.

No entanto, abusando do jogo de transição, o Magic abriu vantagem na volta do intervalo, administrou o placar até o final e venceu por 106 x 88.

Destaques da partida:

  • Vucevic – 20 pontos
  • Marcelinho Machado – 20 pontos
  • Laprovittola – 15 pontos
Flamengo e Orlando Magic se enfrentam em outubro nos EUA; é a quarta vez que o basquete rubro-negro vai enfrentar o time da NBA
Fla já enfrentou o Magic na Flórida, em 2014 (Foto: Reprodução)

2015 – NBA Global Games no Rio de Janeiro

No ano seguinte, o Flamengo seguiu no radar da principal liga de basquete do mundo e participou novamente da pré-temporada, desta vez no Rio de Janeiro. Pela primeira vez na história um time da NBA enfrentou um time brasileiro no Brasil, mas apesar do apoio da Nação Rubro-Negra, o Mengão perdeu por 90×73.

O time de José Neto foi à quadra com Rafa Luz, Marquinhos, Jason Robinson, Rafael Mineiro e Meyinsse, enquanto o Magic entrou em quadra com nomes conhecidos, que viriam a “explodir” na NBA nas temporadas seguintes: Shabaz Napier, Fournier, Oladipo, Tobias Harris e Vucevic.

Vindo do banco, Marcelinho Machado foi o cestinha do Mengão, com 17 pontos, enquanto JP Batista e Marquinhos contribuíram com 13 pontos cada. Enquanto isso, pelo lado do Magic, Vucevic foi o cestinha da partida mais uma vez, com 18 pontos.

2018 – Último encontro entre Flamengo e Magic

Por fim, o último encontro entre as duas equipes aconteceu em 2018, mais uma vez no Amway Center, em Orlando. Assim, em jogo válido pela pré-temporada da NBA, o Mengão sofreu a sua pior derrota entre os três confrontos, 119×82, mesmo contando com ex-jogadores da liga americana em seu elenco.

O veterano Anderson Varejão, que teve uma grande carreira na NBA, fazia parte do elenco do Flamengo, e que também recebeu o reforço pontual de Leandrinho. No entanto, o time comandado por Gustavo de Conti não foi páreo para Aaron Gordon, que estava em uma grande noite e terminou a partida com 29 pontos, 8 rebotes e 2 assistências.

Destaques da partida:

  • Aaron Gordon – 29 pontos e 8 rebotes
  • Vucevic – 21 pontos e 7 rebotes
  • Marquinhos – 19 pontos e 6 rebotes
  • Anderson Varejão – 14 pontos e 12 rebotes

André Antunes
Autor

28 anos, jornalista formado na FACHA. Sou apaixonado pelo Flamengo e esportes em geral, mas com foco no futebol e basquete.