Flamengo x Orlando Magic: craques rubro-negros que brilharam no confronto

19/10/2023, 13:25
Marcelinho Machado destaque do Flamengo contra o Orlando Magic

Pela quarta vez na história, o Flamengo vai participar da pré-temporada da NBA, maior liga de basquete do planeta. Nesta sexta-feira (20), o Orgulho da Nação enfrenta o Orlando Magic, às 20h (horário de Brasília), no Amway Center, na Flórida. Na véspera do confronto, o Mundo Rubro Negro lembra de craques brilharam nos três primeiros jogos.

Flamengo e Orlando Magic se enfrentaram em 2014 e 2018 nos Estados Unidos, enquanto em 2015 foram os americanos que vieram até o Rio de Janeiro, pelo NBA Global Games. Apesar de não ter levado a melhor em nenhum dos três jogos, o Flamengo contou com boas atuações de alguns de seus craques contra as estrelas da NBA. Veja os desempenhos.

Leia mais: Tite põe pés no chão, mas faz projeção para Flamengo já em 2023

Jogadores do Flamengo que brilharam contra o Orlando Magic

Marcelinho Machado

Maior ídolo da história do basquete do Flamengo, Marcelinho Machado, o “MarceZico”, foi o principal destaque rubro-negro nos dois primeiros confrontos. No primeiro jogo, na Flórida, o ala chocou os americanos com suas bolas de três, e botou fogo no jogo com três arremessos certeiros logo no primeiro quarto.

Apesar da derrota por 106×88, o craque terminou a partida com 20 pontos (6 bolas de três), 3 assistências e 2 rebotes.

Em 2015, no Rio de Janeiro, novamente Marcelinho foi o cestinha do Flamengo no jogo, com 17 pontos. Vindo do banco, o eterno camisa 4 contribuiu com 17 pontos (3 bolas de três), cinco assistências (líder do time) e um rebote.

Marcelinho Machado destaque do Flamengo contra o Orlando Magic
Foto: VANDERLEI ALMEIDA/AFP via Getty Images

Marquinhos

Outro gigante na história rubro-negra, Marquinhos foi um dos melhores jogadores do basquete brasileiro na última década. Jogador de Seleção Brasileira e com passagem pela NBA, o ala também teve seu jogo de destaque contra o Orlando Magic.

Discreto nos dois primeiros jogos, quanto anotou 9 e 13 pontos, respectivamente, o craque carregou a pontuação no time em 2018. Com maior protagonismo, Marquinhos superou a forte defesa do Magic, que contava com jogadores como Aaron Gordon, Vucevic e Tobias Harris, e marcou 19 pontos, com três bolas de três e 4-9 nos arremessos de quadra.

Marquinhos contra o Orlando Magic em 2018

  • 19 pontos
  • 6 rebotes
  • 1 assistência
  • 1 roubo de bola
  • 3 bolas de três
  • FG: 4/9
Marquinhos em ação no amistoso Flamengo x Orlando Magic
Foto: Buda Mendes/Getty Images

Anderson Varejão

Um dos maiores brasileiros da história da NBA, Anderson Varejão chegou ao Flamengo em 2018, e portanto, só participou do último jogo com o Orlando Magic. E em apenas uma aparição, o pivô conseguiu um dos maiores destaques entre os jogadores do Flamengo na história do confronto.

Duelando com Vucevic pelo garrafão, Varejão anotou um duplo-duplo, com 14 pontos e 12 rebotes, sendo quatro deles ofensivos. O pivô ainda conseguiu dois roubos de bola e terminou a partida com 100% de aproveitamento nos lances livres, 6/6.

Anderson Varejão contra o Magic em 2018

  • 14 pontos
  • 12 rebotes
  • 2 roubos de bola
  • 6/6 nos lances livres
  • FG: 4/12

Nico Laprovittola

Um dos melhores armadores da história do Flamengo e xodó do torcedor rubro-negro, o argentino Laprovittola enfrentou o Orlando Magic em 2014, antes de deixar o clube rumo ao basquetebol europeu, onde faz carreira até hoje. No Amway Center, o craque flertou com o duplo-duplo e foi o segundo maior pontuador do time.

Laprovittola comandou a armação do Mengão e conseguiu se destacar apesar da forte defesa do Magic. O armador terminou a partida com 15 pontos, nove assistências, três rebotes e um roubo de bola.

Nico Laprovittola contra o Magic em 2014

  • 15 pontos
  • 9 assistências
  • 3 rebotes
  • 1 roubo de bola
  • FG: 5/13
Laprovittola foi um dos destaques da partida e eleito o MVP da Final (Foto: Fotojump/ LNB)

André Antunes
Autor

28 anos, jornalista formado na FACHA. Sou apaixonado pelo Flamengo e esportes em geral, mas com foco no futebol e basquete.