Afinal, Flamengo x Orlando City vale como preparação?

Dando início à pré-temporada do Mais Querido, a bola vai rolar para Flamengo x Orlando City. A partida entre as equipes ocorrerá no dia 27 de janeiro de 2024, organizada pela FC Series. A empresa é a mesma da antiga “Florida Cup”. Aliás, em 2019, o Mengão venceu o torneio, batendo o Ajax nas penalidades após empatar por 2 a 2.
Com isso, o Mundo Bola levanta o questionamento: a partida Flamengo x Orlando City vale de preparação para a temporada? Ou seria melhor abdicar da partida e focar nos treinamentos com Tite ao máximo? Trouxemos informações sobre o planejamento do Mengão, os possíveis reforços rubro-negros e o que esperar da equipe adversária junto à Major League Soccer (MLS).
Leia mais: Manto 2 do Flamengo é eleito o mais belo do mundo
O que esperar de Flamengo x Orlando City?
Ainda que seja um jogo amistoso do Flamengo, vale criar algumas expectativas para o jogo. A ideia de Tite é contar com os reforços a partir do dia 8 de janeiro, para iniciar os treinamentos para a temporada. Assim, na partida contra o Orlando City, já podemos ter a chance de ver De La Cruz, Léo Ortiz e outros nomes com o Manto Sagrado.
O nível da MLS vem aumentando com o passar dos anos. A liga norte-americana já não tem mais um futebol ruim e vem fazendo frente ao futebol mexicano no continente. Apesar disso, a ideia é de que não consiga bater de frente com os principais elencos da América do Sul, Mesmo assim, Flamengo x Orlando City não tende a ser um jogo fácil para o Mais Querido.
Na MLS, assim como nos demais esportes americanos, a liga é dividida em conferências, entre os times do leste e do oeste do país. O Orlando City foi um dos principais times da parcela oriental, ficando em segundo lugar e garantindo vaga direta nos playoffs. Em comparação, o Inter Miami, de Lionel Messi, sequer se classificou para a fase mata-mata da competição.
No entanto, o Orlando City não passou das semifinais de conferência, eliminado pelo Columbus Crew. Aliás, o adversário do Flamengo perdeu para o campeão, que venceu o Houston Dynamo na final de conferência e o LAFC na grande decisão, no dia 9/12.
Que adversário é esse? O elenco do Orlando City
O elenco do Orlando City SC (Soccer Club) conta com alguns nomes já conhecidos do torcedor do futebol brasileiro. Dentre eles, o meia Júnior Urso, que teve passagens por Atlético-MG, Coritiba e Corinthians. Outro jogador tupiniquim é o meia Juninho, que pertence ao Vasco e está emprestado à equipe norte-americana desde fevereiro. O jogador estava no time B do clube da Flórida e retornou ao cruzmaltino após o City não realizar a opção de compra.
No último sábado (16), um brasileiro do elenco do Orlando City retornou ao futebol brasileiro. Aliás, um jogador ex-Flamengo. O defensor Antônio Carlos, de 30 anos, retornou ao Fluminense com contrato até 2026. Ele estava no clube americano desde 2020 e marcou 1 gol nesta temporada de 2023.
A passagem do ex-Orlando City pelo Flamengo foi curtíssima, em 2016. De acordo com o site O Gol, o zagueiro sequer jogou pelo Mais Querido. Em seguida, se transferiu para a Ponte Preta. Ele ainda jogou no Palmeiras até 2019, indo para os Estados Unidos no ano seguinte.
O Flamengo deve ficar de olho em alguns destaques do Orlando City na última temporada. O principal goleador da equipe é o uruguaio Facundo Torres, que marcou 14 gols em 30 jogos. O atacante também joga na Seleção do Uruguai e pode dar trabalho aos defensores. Outro destaque é o estreante Duncan McGuire, que marcou 13 gols em 29 partidas em 2023.
Por fim, vale ficar de olho nos “pifadores” do Orlando City. O uruguaio Mauricio Pereyra tem 12 assistências em 27 jogos. Outro que merece atenção é Martín Ojeda, argentino que marcou 6 gols e deu 10 assistências nos 34 jogos que atuou na temporada de 2023. Por fim, o goleiro titular da seleção peruana Gallese entra também como possível destaque.
Mais um amistoso do Flamengo caça níquel?
Flamengo x Orlando City será um amistoso cercado de expectativas, além de servir de preparação para a temporada de 2024. Jogando fora do país, o clube busca internacionalizar ainda mais sua marca. Atualmente, o Mengão é um dos principais clubes da Adidas no mundo e busca ampliar ainda mais o seu tamanho. Vale lembrar que a ideia inicial era disputar o amistoso contra o Inter Miami, de Lionel Messi. No entanto, o time do argentino irá jogar a pré-temporada no Oriente Médio.
Outro motivo para Flamengo x Orlando City é aprimorar as relações com o clube e com o próprio Inter Miami. No final de julho deste ano, Rodolfo Landim fez diversas viagens pela Europa, encontrando com Real Madrid, Bayern e Adidas, para discutir tanto com a fornecedora como com os clubes para entender os modelos de SAF. Nos EUA, se reuniu com proprietários do time de Messi pelo mesmo motivo.
O Orlando City já teve um dono brasileiro. O empresário Flávio Augusto, dono da escola de inglês Wise Up e que vendeu sua parte do clube em 2021 por R$ 2 bilhões para a mesma família do Minesotta Vikings, um dos principais clubes da National Football League (NFL), liga de futebol americano do país.
Não dá para negar que a arrecadação também é importante para o clube. Inclusive, os torcedores rubro-negros compraram mais da metade dos ingressos para Flamengo x Orlando City. O jogo foi remanejado para o Exploria Stadium, com capacidade de 25 mil pessoas. Destes ingressos disponíveis, a torcida do Fla já comprou 13 mil. Anteriormente, o jogo estava previsto para o Camping World Stadium, maior de Orlando, com espaço para 70 mil pessoas.
No Flamengo não existe amistoso
Por fim, vale lembrar a frase de Ronaldo Angelim antes de Flamengo x Orlando City: “No Flamengo não existe amistoso”. Por mais que seja pré-temporada, é importante que o clube jogue com seriedade, seja para mostrar as principais mudanças para o torcedor, seja para se preparar para o decorrer do Campeonato Carioca e entrosar a equipe.
Para o leitor do Mundo Bola, qual a importância de Flamengo x Orlando City? O Mengão deve levar mais a sério ou jogar em ritmo de treino, mas sempre buscando a vitória? Com base nos reforços, qual seria o seu time titular? Comente em nosso Twitter e Instagram.