Com os playoffs definidos, o Flamengo encara o Mogi das Cruzes, e já tem suas datas definidas. Voando na atual temporada, o Rubro-Negro enfrenta um conhecido adversário, principalmente nessa fase, onde se confrontaram em outras duas ocasiões. Lutando por um lugar nas Finais do NBB, as equipes abrem o confronto no próximo sábado (28), às 14h, no Ginásio Hugo Ramos.e será um duelo especial. Após fechar a série diante do Banrisul/Caxias Basquete, o Mogi das Cruzes/Helbor será o rival do Flamengo na briga por um lugar nas Finais do NBB CAIXA. Este será o duelo do líder Flamengo contra o quarto colocado da fase regular da competição.
O segundo partida da série de semifinal acontece na outra sexta (4), às 20h, na Arena Carioca 1, no Rio de Janeiro. Na mesma arena será disputada o terceiro confronto, no domingo (6), às 14h30. Caso seja necessário, o quarto jogo acontecera em Mogi das Cruzes, e o último duelo, também se necessário, volta a acontecer em território carioca. O vencedor da série, terá Paulistano ou Bauru pela frente, as equipes paulistas fazem a outra semifinal que tem inicio na próxima segunda (30).
"O playoff é muito competitivo. Você jogar como local é uma coisa que não te garante nada. Você tem que jogar para fazer prevalecer esse mando de quadra. Temos visto um playoff muito duro. Todo mundo teve a possibilidade de passar de fase. A gente viu equipes que investiram muito e não chegaram no propósito. E tivemos equipes que não tiveram alguns jogadores como o Bauru, que quase foi eliminado e acabou passando de fases. Isso só mostra que playoff você tem que estar muito focado para que você consiga passar para a próxima fase e jogar cada partida como se fosse um jogo único. Não tem como jogar uma partida pensando na próxima." Analisou o treinador rubro-negro, José Neto, os playoffs da atual temporada.
Com uma rivalidade surgindo nos últimos anos, Flamengo e Mogi se encontrarão pela terceira vez nas semifinais do Novo Basquete Brasil. Os primeiros confrontos aconteceram nas temporadas 2013/2014 e 15/16 e o Orgulho da Nação saiu vencedor nas duas oportunidades. Na temporada 2013/14, aconteceu o primeiro duelo, o Mais Querido fechou a série em 3 a 1. No jogo decisivo, realizado em Mogi das Cruzes, o Rubro-Negro bateu a equipe paulista pelo placar de 79 a 71, com grande atuação do pivô norte-americano Jerome Meyinsse. Marcando 34 pontos, o camisa 55 ainda pegou seis rebotes e decretou a classificação rubro-negra para a final da competição, diante do Paulistano, finalizada com o terceiro título do FlaBasquete no NBB.
Na temporada de 2015/16, mais uma série de incrível equilibrio entre as equipes. O Flamengo virou a série para cima do Mogi, após um lindo toco de Marquinhos no último lance do jogo quatro, forçando a quinta partida. No último confronto, contando com a Nação lotando o Tijuca Tênis Clube, o Mengão triunfou por 79 a 75. Olivinha foi o destaque do jogo com 22 pontos e oito rebotes. Na sequência, o Orgulho da Nação foi campeão novamente, mais uma vez em cima do Bauru, chegando ao pentacampeonato.
O Rubro-Negro ainda conta com 100% de aproveitamento diante do Mogi, na atual temporada. No primeiro confronto no Rio de Janeiro, o clube da Gávea venceu por 77 a 71 e chegou ao topo da tabela pela primeira vez na fase regular. No jogo de volta, o Mais Querido venceu de novo, dessa vez por 75 a 72, com destaque para os 20 pontos do armador, Cubillan.
Torcedores dos dois times já podem adquirir ingressos pelo site totalplayer.com.br/mogi. O outro ponto de vendas é o quiosque da equipe mogiana no Mogi Shopping, localizado na Avenida Vereador Narciso Yague Guimarães, nº 1.001, no Centro Cívico, a partir das 10h desta quinta-feira.
Imagem destacada: Staff Imagens/Flamengo