Flamengo x LDU terá ação do MPRJ de combate ao racismo na Libertadores

Nesta quarta-feira (14), o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) lança uma ação de prevenção e repressão ao racismo e à xenofobia durante jogos da Sul-Americana e Libertadores na cidade. As partidas Flamengo x LDU, Fluminense x Unión Espanhola e Botafogo x Estudiantes serão as primeiras com o monitoramento de torcedores nas arquibancadas feito pelo órgão.
➕ Técnico do FlaBasquete aponta 'culpado' por derrota para Corinthians e promete mudança
Promotores de Justiça do Grupo de Atuação Especializada do Desporto e Defesa do Torcedor (GAEDEST/MPRJ) estarão presentes em todos os jogos internacionais nos estádios do Rio. Com a presença de Alex Sandro, Rossi e Danilo, do Flamengo, o MPRJ lançou a campanha “Estamos Vigilantes” com vídeo nas redes sociais.

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.090, de 30 de dezembro 2024 | Jogue com responsabilidade +18 | Conteúdo Comercial | Aplicam-se os Termos e Condições.
Com foco que todos têm o dever de denunciar casos de racismo e xenofobia, a campanha conta também com torcedores, jornalistas, profissionais de segurança, funcionários dos estádios e atletas de outros clubes.
"Todos os torcedores que comparecerem às arenas esportivas do Rio de Janeiro terão o Ministério Público ao seu lado, com o objetivo de punir eventuais autores desses atos criminosos e garantir justiça e proteção aos direitos de todos os cidadãos", disse o procurador-geral de Justiça, Antonio José Campos Moreira, idealizador do GAEDEST.
Monitoramento das câmeras
Agentes estarão nas arquibancadas e também realizarão o monitoramento pelas câmeras de segurança interna dos estádios. Caso algum torcedor seja identificado cometendo atos descriminatórios, policiais e seguranças conduzirão o autor ao Juizado do Torcedor. Caso confirmado o crime, será realizada a prisão e o início do processo criminal.
"A intenção é levar justiça de forma célere e eficiente, mas, sobretudo, conscientizar os torcedores de que não há tolerância a atos racistas", disse o coordenador do GAEDEST, promotor de Justiça Márcio Almeida.
Flamengo encara a LDU no Maracanã
Uma das primeiras partidas a receber o monitoramento do MPRJ será o duelo entre Flamengo e LDU, nesta quinta-feira (15), às 21h30, pela quinta rodada da Libertadores. Torcedores rubro-negros esgotaram todas as entradas e o Maracanã terá um público acima de 60 mil pessoas.
Mas a estreia será já nesta quarta-feira (14). O Fluminense recebe o Unión Española, às 19h, pela Sul-Americana. Já o Botafogo encara o Estudiantes no Engenhão, às 21h30, também pela quinta rodada da Libertadores.
HIPOCRISIA?
— MundoBola Flamengo (@MundoBolaFla) May 11, 2025
🗣️ Quando o Palmeiras perdeu para o Bahia, foi “heroico”, “jogou bem”, “teve personalidade”.
Mas quando o Flamengo venceu o mesmo Bahia dias depois, aí “jogou mal”, “não convenceu”, “foi pressionado”.
🔴⚫ A diferença de narrativa não passou despercebida pelos… pic.twitter.com/TScZ0sCNa4