Flamengo x LDU: analista indica caminho das pedras para vencer 'final'

Atualizado: 15/05/2025, 11:22
Bruno Henrique durante Flamengo x LDU pela Libertadores

O Flamengo recebe a LDU em uma verdadeira decisão. Isso porque o jogo vale a vida na Copa Libertadores, já que o Mengão precisa ultrapassar a LDU para se classificar e não teria mais chances matemáticas na última rodada em caso de derrota no Maracanã.

➕Flamengo tem dois pilares pendurados na Libertadores: Arrascaeta e De La Cruz correm risco de suspensão

Para a partida, que vem sendo tratada como uma 'final' tanto por Flamengo quanto pela LDU, o Mengão tem caminhos a aproveitar, segundo o analista tático Raphael Rabello, do canal Falando de Tática.

Betsul
Betsul
5/5
proAtendimento com resposta rápida e eficiente

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.104-18, de 30 de dezembro 2024 | Jogue com responsabilidade +18 | Conteúdo Comercial | Aplicam-se os Termos e Condições.

Mesmo com a provável retranca no Maracanã para Flamengo x LDU, o time equatoriano deve ceder espaços, conforme mostra o analista.

"Se você trabalhar a superioridade qualitativa e numérica do lado do campo, você se dá bem. O atacante do Central conseguiu arrastar o volante Gruezco para junto da linha de zagueiros. Ficou muito espaço no entrelinhas. É algo que o Gerson pode tentar fazer, o Arrascaeta, o próprio Pedro", aponta.

Essa vantagem pode ser muito aproveitada pelo Flamengo contra a LDU, já que o time adversário costuma deixar a vantagem numérica com os adversários.

"A LDU se permite ficar em inferioridade numérica pelos lados do campo. Mesmo com uma postura defensiva, com o empate a favor. Isso pode acontecer, mesmo nesse contexto", continua.

A atuação do atacante Arce na recomposição é mais um caminho que pode ser explorado.

"O adversário consegue explorar o posicionamento do Arce, que volta para ajudar a marcação, mas deixa espaço às suas costas", comenta.

LDU marca saltando pressão

Mesmo retrancado, o time da LDU tem uma característica muito forte na marcação, o que não deve mudar por conta da vantagem.

"O time da LDU, mesmo em vantagem, entrando em campo com postura defensiva, a forma como o time marca é de saltar pressão, pressionar, individual por setor. O time não vai deixar de marcar assim. Vamos ver esses jogadores saltando pressão, andando para frente", avisa o analista.

Mengão precisa aproveitar as laterais

Mas a via principal para atacar a LDU é, de fato, as partes laterais do campo. 

"Pode ficar espaço entrelinhas, vulnerabilidade para achar um passe de fora para dentro, nas costas do Daniel De La Cruz. Fica muito espaço, sim, nas costas dos laterais. Tem espaços, sim, nas costas deles", avisa.

Por isso, Gerson precisa desempenhar um papel fundamental para abrir a avenida para a ultrapassagem de Wesley, aproveitando o espaço.

"Gerson não tem que estar já por dentro. Tem que partir do posicionamento mais de fora para dentro, para atrair o Quiñonez, para que ele ceda espaço às suas costas. Com o movimento de ruptura do Wesley, que é muito veloz", diz.

Flamengo precisa ter cuidado com bola parada e profundidade

Em contrapartida, também há temores em Flamengo x LDU. O analista destaca que o time precisa neutralizar Arce na bola aérea.

"Flamengo tem que ter cuidado com as bolas paradas, porque o Arce, paraguaio, é muito alto", comenta.

Por fim, a LDU também gosta de colocar bola em profundidade nas costas dos laterais. Por isso, Raphael pede a escalação de Ayrton Lucas.

"A LDU trabalha muito a diagonal longa. Aconteceu muito em Quito, nas costas do Wesley. Foi o lance de maior perigo da LDU. No segundo tempo, algumas bolas nas costas do Ayrton. Mas acredito que Filipe escolha o Ayrton porque ele é muito forte recuperando as costas, correndo para trás, e a LDU usa muito essa bola", finaliza. Veja a análise completa abaixo.

Flamengo x LDU se enfrentam nesta quinta

O jogo entre Flamengo e LDU acontece nesta quinta-feira (15), às 21h30 (horário de Brasília), e terá cobertura in loco do MundoBola Flamengo.