Flamengo x Grêmio: retrospecto recente mostra vantagem rubro-negra no Maracanã

O Flamengo recebe o Grêmio nesta quinta (13), às 20h, no Maracanã. A partida vale pela 8ª rodada do Brasileirão 2024. Se vencer, o Rubro-negro reassume a liderança da competição, com 17 pontos em oito partidas e chega à sexta vitória seguida desde a última derrota. Para isso, terá que superar um adversário que sempre vende caro as derrotas no Maracanã, apesar de ter sido goleado por 3 a 0 em 2023.
Desde o Brasileirão 2013, Flamengo e Grêmio se enfrentaram dez vezes no Maracanã. Nesse universo, foram cinco vitórias rubro-negras, quatro triunfos tricolores e apenas um empate. O Fla marcou 12 gols, mas sofreu sete. Em 2022, não houve confronto pelo Brasileirão, pois o Grêmio estava na segunda divisão, após cair pela terceira vez na edição de 2021.
➕STJD adia julgamento que poderia suspender Renato Gaúcho contra Flamengo
Técnico histórico do Grêmio, Renato Gaúcho estava do lado do Flamengo no confronto de 2021, quando o tricolor venceu por 1 a 0, com gol de Miguel Borja, aos 48 minutos do primeiro tempo. Durante a sua passagem pelo Rubro-Negro, Portaluppi foi acusado por parte da torcida de “dar mole para o Grêmio”.

Tite fará primeiro confronto contra o Grêmio no Maracanã
O técnico Tite assumiu o comando do Flamengo na 27ª rodada do Brasileirão 2023. Com a missão de garantir uma vaga na Copa Libertadores 2024, o treinador enfrentou o Grêmio logo na sua terceira partida pelo campeonato, em 25 de outubro, na Arena, em Porto Alegre. Apesar do bom primeiro tempo e do placar a favor de 1 a 0, com gol de Cebolinha, o Rubro-Negro levou a virada na etapa final e perdeu por 3 a 2.
Para o confronto desta quinta (13), Tite terá sete desfalques. Sem Varela, Viña, Pulgar, De La Cruz e Arrascaeta convocados e Allan e Ayrton Lucas lesionados, o treinador vai precisar improvisar para manter o esquema. Léo Ortiz deve entrar de primeiro volante e Igor Jesus e Lorran completarão o meio-campo, com Gerson mantido na meia-direita.