Flamengo 2 x 1 Cuiabá: Fla vence em dia de homenagens a Filipe Luís e Rodrigo Caio

03/12/2023, 18:01
Pedro e Luiz Araújo comemora gol do Flamengo em jogo contra o Cuiabá, pelo Brasileirão

O Flamengo venceu o Cuiabá por 2 a 1, neste domingo (3), em jogo válido pela 37ª rodada do Brasileirão. Em dia marcado por homenagens a Filipe Luís e Rodrigo Caio, a torcida fez grande festa no Maracanã para celebrar os ídolos e os três pontos. Os gols do Mengão no jogo foram de Luiz Araújo e Pedro, enquanto Clayson marcou para o Cuiabá.

Antes da bola rolar, Filipe Luís e Rodrigo Caio foram homenageados pelo Flamengo e pela torcida em seu último jogo com o Manto Sagrado no Maracanã. O lateral vai se aposentar e o zagueiro fica livre no mercado ao final da temporada, e a despedida dos ídolos emocionou quem estava no estádio. Além disso, parece ter influenciado nos atletas em campo.

Leia mais: Ex-Atlético-MG faz pedido ao São Paulo para jogo contra o Flamengo

O Flamengo começou a partida com muita intensidade e logo conseguiu o domínio da partida. Com belo gol de Luiz Araújo, no início de partida, o Fla pôde trocar passes no campo ofensivo e controlar o ritmo para não ser ameaçado. Além disso, seguiu buscando o segundo gol em todo momento e ampliou o placar com Pedro.

O Rubro-Negro não conseguiu manter o ritmo na segunda etapa e viu o Cuiabá ameaçar em contra-ataques. Em uma das saídas em velocidade, conseguiu pênalti polêmico e diminui o placar em cobrança de Clayson.

Com o resultado, o Flamengo chega aos 66 pontos e sobe para a terceira posição do Brasileirão. O Rubro-Negro empatou com o Atlético-MG (2º) e ultrapassou o rival Botafogo, que ainda joga na rodada. O Mengão garante que chega à última rodada no G4 e precisa de uma vitória para a vaga na fase de grupos da Libertadores.

Entretanto, o Rubro-Negro está praticamente fora da briga pelo título. O Palmeiras venceu o Fluminense por x a x, soma 69 pontos e tem vantagem de 15 gols de saldo. Ou seja, o Fla precisa golear o São Paulo e torcer por tropeço do Atlético e para o Palmeiras sofrer goleada do Cruzeiro.

Como foi Flamengo x Cuiabá

O Flamengo começou o jogo em ritmo muito acelerado e pressionando o Cuiabá desde o primeiro minuto. Luiz Araújo foi o atletas mais acionado nos primeiros lances e, em lindo chute, abriu o placar logo aos 5 minutos. O atleta aproveitou rebote em domínio de Gerson dentro da área e finalizou no ângulo de perna esquerda.

Com a vantagem no placar, o Flamengo seguiu com amplo domínio da partida e facilidade para trocar passes no campo ofensivo. Acionando muito os atletas de lado, Cebolinha e Luiz Araújo, o time fez jogadas de velocidade buscando Pedro e teve chances de ampliar o marcador. No entanto, os jogadores não conseguiram aproveitar as chances.

O Fla passou a finalizar de fora da área, já que encontrava dificuldade de furar o bloqueio do Cuiabá. Contudo, Arrascaeta acertou belo cruzamento para Pedro aos 48 do primeiro tempo, e o Camisa 9 fez de cabeça para o Flamengo ir ao intervalo com 2 a 0 no placar.

2º tempo

O segundo tempo começou assim como o primeiro: pressão do Flamengo sobre o Cuiabá. No entanto, diferente do que fez nos primeiros 45 minutos, se preparou para tentar explorar os contra-ataques. Em sua primeira saída no jogo, Raniele caiu após carrinho de Pulgar e o juiz marcou pênalti.

Após análise do árbitro de vídeo, no entanto, entendeu que o jogador do Cuiabá forçou o contato e mudou a decisão. O jogo voltou ao cenário inicial após o lance, com volume do Flamengo no campo ofensivo e o adversário na defesa. O Mengão seguiu criando oportunidades de marcar, mas persistiu impreciso.

Aos 25 minutos, o VAR entrou em cena novamente para analisar possível pênalti para o Cuiabá. Após muito tempo olhando o vídeo, o árbitro entendeu que Varela desiquilibrou Clayson com toque muito leve antes de finalização. O atacante foi para cobrança, deslocou Rossi e diminuiu a vantagem do Flamengo.

O Cuiabá ameaçou uma pressão após diminuir o placar e teve mais presença no campo do Flamengo. Mas o Mengão conseguiu segurar o resultado e conquistou os três pontos importantes no Maracanã.


Partilha
Matheus Celani
Autor

Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.