Flamengo x Cruzeiro: 8 jogos marcantes para a Nação Rubro-Negra

18/10/2023, 17:26
Atualizado: 01/11/2023
O MRN separou 8 jogos históricos entre Flamengo x Cruzeiro para a Nação. Goleadas, jogos decisivos de Copa do Brasil, Brasileirão e mais

Nesta quinta-feira (19), a bola rola para Flamengo x Cruzeiro, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Mineirão. A partida marca a estreia de Tite como técnico do Mais Querido. O treinador comandou o clube durante a pausa para a Data-Fifa e, após a partida em Minas Gerais, fará sua estreia diante da Nação Rubro-Negra e do Maracanã no final de semana, no clássico contra o Vasco.

Flamengo e Cruzeiro se enfrentaram 98 vezes ao longo da história, sendo a primeira vez um amistoso quando o clube mineiro ainda era chamado Palestra Itália, em 1923. As equipes empataram por 3 a 3, em partida amistosa disputada em Belo Horizonte.

Leia mais: Desfalques e últimos jogos: como chega o Cruzeiro para enfrentar o Flamengo

Ainda que o retrospecto do Flamengo contra o Cruzeiro em finais seja desfavorável (2003 e 2017, na Copa do Brasil), o torcedor Rubro-Negro pode se vangloriar de vitórias maiúsculas e eliminações sobre a equipe mineira. Além disso, as equipes não se enfrentavam no Mineirão desde 2019, quando o adversário foi rebaixado, retornando somente neste ano.

Então, o Mundo Bola separou 8 partidas marcantes de Flamengo x Cruzeiro ao longo da história. O confronto já decidiu Copa do Brasil, grandes duelos pelo Campeonato Brasileiro e torneios marcantes do passado, como Copa dos Campeões e Supercopa Libertadores. Confira:

Confrontos históricos entre Flamengo x Cruzeiro

A primeira vitória

Em fevereiro de 1947, Flamengo x Cruzeiro se enfrentaram pela segunda vez desde que o clube mineiro mudou de nome. Isso porque, até a década de 40, a equipe era chamada “Palestra Itália”, bem como o Palmeiras em São Paulo. Assim, o Mengão venceu os mineiros pela primeira vez, jogando amistoso em Belo Horizonte. O placar foi de 2 a 1 para o Rubro-Negro, com gols de Pirilo e Vaguinho.

Primeira goleada

Vinte e um anos depois, mais amistosos entre Flamengo x Cruzeiro e, assim. a primeira goleada do Mengão! Em março de 1968, diante da Nação Rubro-Negra, no Maracanã, o Mais Querido não tomou conhecimento da equipe celeste e atropelou os mineiros: 5 a 1. Os gols foram marcados por Silva Batuta (2), César Maluco e Luis Carlos (2)

Flamengo 1 x 1 Cruzeiro – Copa do Brasil (1995)

A equipe celeste é a maior campeã da Copa do Brasil, com seis títulos. No entanto, no primeiro confronto entre Flamengo x Cruzeiro na competição, melhor para o Mengão. Na partida de ida, em Minas Gerais, vitória rubro-negra por 1 a 0, com gol de Sávio. No Maracanã, na volta, empate por 1 a 1, também com gol do Anjo Loiro. Aliás, esta foi a primeira de duas eliminações do Fla em cima dos mineiros na competição.

Ainda assim, no ano seguinte, melhor para os celestes. Em 1996, Flamengo x Cruzeiro se enfrentaram novamente pelo mata-mata nacional. Dessa vez, classificação cruzeirense à final. Aliás, os mineiros ainda foram campeões do torneio naquele ano, conquistando sua segunda taça.

Supercopa Libertadores (1995)

Em novembro de 1995, Flamengo x Cruzeiro duelaram pela Supercopa Libertadores, nas semifinais da competição. Na partida de ida, no Mineirão, um momento especial. O jogo foi no dia 15/11, aniversário do Mengão. Então, os torcedores da equipe adversária homenagearam o Mais Querido, cantando parabéns nas arquibancadas. O Rubro-Negro, retribuiu a homenagem, vencendo por 1 a 0.

Na partida de volta, no dia 23/11, vitória do Mengão no Maracanã! Sem Sávio (suspenso) e Romário (lesionado), o Flamengo venceu o Cruzeiro por 3 a 1, com gols de Aloísio, Márcio Costa e Rodrigo Mendes. Apesar disso, o Fla foi vice-campeão, perdendo a final para o Independiente, da Argentina.

Copa dos Campeões (2001)

Novamente, Flamengo x Cruzeiro se enfrentando em uma semifinal de campeonato. Agora, na Copa dos Campeões, de 2001. Após empate na partida de ida, o Mengão venceu o jogo de volta por 3 a 0. Aliás, grandes nomes marcaram os gols da partida: Petkovic, Edílson e Beto.

Em seguida, o Flamengo foi campeão da Copa do Campeões, após bater o São Paulo na decisão. É importante mencionar que, na época, o lendário Zagallo era o técnico do Mais Querido. Além disso, foi o único título do Mengão em terras nordestinas, e o “Velho Lobo” é paraibano. Ou seja, ainda venceu a ida da final por 5 a 3 jogando em sua casa! Na volta, 3 a 2 para o Tricolor e taça para o Mengão.

Flamengo 6 x 2 Cruzeiro – Campeonato Brasileiro (2004)

Após ser vice da Copa do Brasil para o Cruzeiro em 2003, o Flamengo descontou no Campeonato Brasileiro do ano seguinte, aplicando uma goleada no Raulino de Oliveira. Com gols de André Bahia (2), Íbson, Whelliton, Athirson e Felipe, o Mengão não perdoou os mineiros e aplicou 6 a 2 dentro de casa.

Sete anos depois, outra goleada

Após a goleada em 2004, o Flamengo repetiu a dose em novembro de 2011. Enquanto o Cruzeiro brigava para não cair, o Mengão disputava na parte de cima da tabela. Com gols de Deivid (2) e Thiago Neves (3), o Fla até começou atrás no placar, mas bateu a equipe celeste por 5 a 1, no Engenhão. Mesmo assim, o Cruzeiro se salvou do rebaixamento, goleando o maior rival por 6 a 1, em dezembro aquele ano.

Flamengo 1 x 0 Cruzeiro – Copa do Brasil (2013)

Por fim, o mais recente dos emblemáticos duelos entre Flamengo x Cruzeiro para a Nação Rubro-Negra. Na partida de ida das oitavas de final da Copa do Brasil, o Mengão saiu atrás no placar, perdendo por 2 a 1 com show de Everton Ribeiro para os mineiros. Carlos Eduardo descontou e deu sobrevida ao Mengão.

Na partida de volta, no Maracanã, Elias é decisivo! Na dúvida se jogaria por conta de dores na coxa, o meia foi confirmado poucos minutos antes da partida. E dos pés do craque, aos 43 minutos do segundo tempo, o gol que classificou o Flamengo por conta do critério de gols fora de casa. Assim, o Mengão deixou o Cruzeiro para trás e seguiu rumo ao tricampeonato da Copa do Brasil.


Compartilhe
Leonardo de Deus
Autor
Sou de Teófilo Otoni-MG, mas moro e estudo jornalismo em Belo Horizonte, na PUC Minas. Apaixonado pelo Flamengo, videogames, Samba, MPB e sou ex-tenista.