Flamengo x Criciúma: Tencati confirma estratégia 'suja'

20/07/2024, 09:00
Cláudio Tencati, treinador do Criciúma, passa instruções na beira do campo durante duelo contra o São Paulo, pelo Brasileirão 2024

Próximo adversário do Flamengo, o treinador do Criciúma, Claudio Tencati, deixou claro após a derrota por 2 a 1 para o Corinthians que haverá uma mudança na estratégia defensiva da equipe. A partida ocorreu na última terça-feira (16) e o comandante do tigre usou a coletiva pós-jogo para falar sobre sua tática.

Ele declarou que a partir daquele momento, a prioridade seria interromper as jogadas adversárias a qualquer custo.

➕ Flamengo não perde para o Criciúma há 21 anos

“Daqui para frente vai ser lei no Criciúma: na transição, está mais perto da bola? Faz a falta. É melhor fazer a falta e parar a jogada, porque já são dois jogos em que tomamos gol de transição”, afirmou Tencati.

O treinador do Criciúma enfatizou que, embora vão ocorrer erros individuais que mereçam atenção, a nova regra será clara: cometer faltas para interromper a progressão adversária. Segundo ele, é preferível acumular trinta faltas em um jogo do que permitir que o adversário avance e crie oportunidades de gol.

“Teve um erro individual? Tudo bem, vamos pegar no pé de quem errou. Mas essa vai ser nossa regra: falta, falta, falta. Vai fazer 30 faltas, mas mata a jogada e não deixa o adversário progredir. Nesse nível de competição, uma titubeada que você dá faz você perder o jogo”, completou o treinador.

Melhores momentos de Corinthians 2 x 1 Criciúma pela 17ª rodada do Brasileirão

Motivos por trás desta mudança no Criciúma

Essa postura revela a urgência de Tencati em ajustar a defesa do Criciúma, mesmo que isso signifique adotar uma abordagem mais agressiva e pragmática.

Para ele, o objetivo principal é evitar os gols que o Criciúma sofre em momentos de transição, assegurando que a equipe não perca mais pontos por conta de desatenções defensivas.

Esta é uma estratégia defensiva bastante utilizada por alguns treinadores hoje em dia. O próprio Rubro-Negro já se utilizou essa. Ela é muito comum em equipes que marcam em pressão alta, pois quando a marcação é superada, a equipe pode ficar com a retaguarda fragilizada. Por isso, acaba utilizando das faltas – normalmente em rodízio de jogadores que cometem a infração – para impedir o avanço adversário.

O Criciúma ocupa atualmente a 14˚ colocação na tabela do Campeonato Brasileiro e caso perca para o Flamengo, dependendo da combinação de resultados, pode terminar a rodada na zona de rebaixamento.

As equipes se enfrentam neste sábado (20) às 16h00 (horário de Brasília, e o jogo será no estádio Mané Garrincha.

Tencati demonstra ser fã de Tite

Ganhando notoriedade pelo bom trabalho à frente do Criciúma, Claudio Tencati tem em Tite uma grande inspiração. Em entrevista ao “O Globo”, revelou o desejo de enfrentar o treinador do Flamengo, com quem já teve contatos anteriores.

“(Gostaria de enfrentar) O Tite, que é um técnico honesto e detalhista, e vou ter o prazer de enfrentá-lo. Fizemos o curso da Licença PRO na CBF e trocamos várias ideias. Na época, ele era treinador da seleção brasileira, mas fez questão de estar presente. Espero um jogo extremamente físico e tático, e vamos tentar igualar a qualidade do Flamengo”, afirmou Tencati.

@mrn_crf

Flamengo conclui venda de Noga | Fla sobe oferta por Marcos Antônio | Sorteio das oitavas da Copa do Brasil Boletim MRN | Quinta-feira (18) 📰 #Flamengo

♬ som original – MRN – Notícias do Flamengo – MRN – Notícias do Flamengo