Flamengo x Corinthians: arbitragem será do polêmico Ramon Abatti Abel

A arbitragem de Flamengo x Corinthians será comandada pelo árbitro Ramon Abatti Abel. O juiz recheado de polêmicas em jogos do Rubro-Negro foi o escolhido pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para a partida deste domingo (27), às 16h, no Maracanã, pela sexta rodada do Brasileirão.
➕ Flamengo divulga cronograma de treinos para enfrentar Corinthians
A CBF anunciou Bruno Boschilia, do Paraná, e Thiaggo Americano Labes, de Santa Catarina, como os assistentes de campo na partida. O VAR será responsabilidade de Rodrigo D Alonso Ferreira, da Federação de Catarinense.

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.090, de 30 de dezembro 2024 | Jogue com responsabilidade +18 | Conteúdo Comercial | Aplicam-se os Termos e Condições.
A escolha de Ramon Abatti Abel para a arbitragem de Flamengo x Corinthians desagrada bastante os rubro-negros, que lembram das polêmicas protagonizadas pelo árbitros nos últimos anos. Inclusive em dois jogos recentes contra o time paulista.
Em setembro de 2024, em confronto válido pela 25ª rodada do Brasileirão, o zagueiro Fabrício Bruno deixou o campo da Neo Química Arena criticando veementemente as decisões do juiz.
O defensor classificou a postura de Ramon como "arrogante", afirmou que todos os jogos com o árbitro são polêmicos e reclamou da condução na briga generalizada no fim do jogo. Carlos Alcaraz e Cacá foram expulsos como resultado da confusão.
“Todo jogo que o Ramon está acontece esse tipo de coisa. Arbitragem sempre super polêmica, muita gente reclama. Ele tenta se impor muito na arrogância e acaba deixando de aplicar a regra. O primeiro cara que dá o soco acaba nem levando amarelo", disse o ex-zagueiro do Flamengo após o jogo.
Mas esse não foi o primeiro do juiz contra o Rubro-Negro no comando da arbitragem de jogo contra o Corinthians. No Brasileirão 2022, Ramon Abatti Abel não expulsou o volante Du Queiroz após solada acima do tornozelo de Rodrigo Caio, que precisou deixar o campo por lesão.
Histórico de Ramon Abatti Abel contém mais polêmicas contra o Flamengo
O Flamengo está na quinta posição entre os times com mais jogos com Ramon Abatti no comando da arbitragem: 19 partidas. Apesar dos muitos erros, o Mengão ainda consegue ter histórico positivo em jogos com o juiz: 10 vitórias, 4 empates e 5 derrotas. Mas o que fica marcado são as falhas gritantes contra o Mais Querido. Relembre outras polêmicas:
Pênalti não marcado em Everton Ribeiro
Um lance constantemente lembrado pelos torcedores do Flamengo é o pênalti não marcado por Ramon Abatti Abel em confronto com o Palmeiras em 2023. Everton Ribeiro estava em vantagem para dominar a bola dentro da área rival, quando Richard Rios fez carga apenas nas costas do meio-campista. Contudo, o empurrão foi ignorado pelo árbitro.
Erro em Flamengo x Internacional pelo Brasileirão
Também em 2023, Ramon Abatti Abel foi pivô de mais um erro contra o Flamengo. Dessa vez em partida contra o Internacional. O Fla perdeu por 2 a 1, mas, durante a jogada do segundo gol, jogador do time gaúcho fez uma simulação de falta. O árbitro decidiu deixar o lance seguir e validou o tento.
Ramon Abatti Abel tem uma média de 3,7 cartões amarelos por partida do Flamengo. São 72 amarelos em 19 partidas, além de quatro cartões vermelhos. Desses, 37 amarelos (51,3%) e um vermelho (25%) foram para rubro-negros.
Histórico em partidas do Corinthians
O árbitro apitou 17 partidas do Corinthians em sua carreira, que terminaram com 11 triunfos do time paulista, duas vitórias dos adversários e quatro empates. Ramon aplicou 79 cartões amarelos nesse recorte, média de 4,6 por jogo.
Escala de arbitragem completa para Flamengo x Corinthians
- Árbitro: Ramon Abatti Abel (SC)
- Árbitro Assistente 1: Bruno Boschilia (PR)
- Árbitro Assistente 2: Thiaggo Americano Labes (SC)
- Quarto Árbitro: Emerson Ricardo de Almeida Andrade (BA)
- VAR: Rodrigo D Alonso Ferreira (SC)
- AVAR: Helton Nunes (SC)
- AVAR2: Heber Roberto Lopes (SC)
- Quality Manager: Larissa Ramos Monteiro (RJ)
- Observador de VAR: Rodrigo Pereira Joia (RJ)
- Assessor: Marrubson Melo Freitas (DF)
- Inspetor: Fabricio Vilarinho da Silva (RJ)