Flamengo x Bragantino: árbitro escolhido foi acusado de mentir sobre amarelo para Luiz Araújo
Flamengo enfrenta o Red Bull Bragantino em jogo neste domingo (25), às 20h, no Maracanã, pela 24ª do Brasileirão, e a arbitragem está definida. O árbitro principal escolhido pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) como responsável pelo confronto é Gustavo Ervino Bauermann, da Federação Catarinense, que protagonizou um dos maiores erros da arbitragem nesta temporada justamente contra o Fla .
O árbitro de 28 anos e pouca experiência na Série A foi o juiz de Flamengo x Atlético-GO e acusado de mentir na súmula sobre cartão amarelo para Luiz Araújo. Jornalistas, torcedores e o próprio atleta afirmara que justificativa que o árbitro deu para ter punido o atacante não foi verdadeira. Com o cartão, Luiz foi suspenso e ficou de fora de partida entre Flamengo e São Paulo, que o rubro-negro foi superado.
➕ Feminino Sub-20: Flamengo perde treinador antes de semifinal; novo nome será anunciado nesta semana
Bauermann escreveu que puniu Luiz por reclamar das decisões da arbitragem, mas imagens da transmissão mostraram o atleta reclamando somente depois do amarelo. Na realidade, o juiz teria se confundido achando que o atacante iria ser substituído e estava fazendo cera, mas não consertou o erro ao ser avisado pelo jogador, que reclamou após a partida: “Inacreditável o cartão que levei hoje. Vergonhoso”.
O fato é difícil de ser comprovado e até por isso o Flamengo não deve ter entrado com um pedido no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Ainda assim, é mais um caso de descaso da CBF ao escalar Gustavo para a arbitragem de Flamengo x Bragantino. Não foi um fato citado apenas por Luiz, mas sim por diferentes pessoas e profissionais presentes no Maracanã.
Gustavo Bauermann estreou na Série A em 2024
Antes de Bauermann apitar o jogo do Flamengo contra o Atlético-GO, o alerta era justamente para a pouquíssima experiência do árbitro na Série A. Ele estreou na elite do futebol nacional nesta temporada e Flamengo x Bragantino será apenas seu 11ª jogo de sua carreira comandando a arbitragem na competição.
Nas 10 partidas que fez até aqui, além do erro grosseiro contra o Flamengo, ele apresentou um total de 54 cartões amarelos. Isso representam uma média de 5,4 por partida e é importante que o time rubro-negro esteja atento. Léo Ortiz é o único pendurado do elenco.
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.