Flamengo x Botafogo: árbitro escalado pela CBF revoltou rubro-negros na final do Carioca

Antes mesmo de entrar em campo contra a LDU-EQU, em jogo decisivo da Libertadores, o Flamengo já sabe quem será o responsável por apitar o duelo da próxima rodada do Brasileirão, contra o Botafogo: Bruno Arleu.
➕ Botafogo amassa Internacional antes de enfrentar Flamengo pelo Brasileirão
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou que o árbitro, de 42 anos e membro do quadro da Fifa, vai comandar a partida deste domingo (18), pela nona rodada do Brasileirão.

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.104-12, de 30 de dezembro 2024 | Jogue com responsabilidade +18 | Conteúdo Comercial | Aplicam-se os Termos e Condições.
Na atual edição da competição, Bruno Arleu ainda não participou de jogos do Flamengo. Por outro lado, comandou outro clássico do futebol carioca: Botafogo x Fluminense, que terminou com vitória por 2 a 0 do Alvinegro.
O último encontro entre Bruno Arleu e o Flamengo veio no segundo jogo da final do Carioca 2025, contra o Fluminense — e o árbitro acabou criticado pelas duas torcidas.
Na ocasião, o placar de 0 a 0 garantiu o título ao Rubro-Negro. O juiz também havia apitado o jogo de ida da semifinal, contra o Vasco, que terminou 1 a 0 para o Flamengo no Engenhão.
Contabilizando todas as competições, Bruno Arleu já apitou 326 partidas, segundo o Transfermarkt. Ao longo desse tempo, distribuiu 1.683 cartões amarelos (média de cinco por jogo) e 48 vermelhos.
Polêmicas de Bruno Arleu
A principal reclamação dos torcedores do Flamengo na final do Carioca aconteceu após uma entrada do volante Otávio, do Fluminense, no meia De la Cruz. Mesmo com o uruguaio acertado acima da linha da chuteira, Bruno Arleu só deu cartão amarelo e o VAR não chamou para revisão.
Inacreditável o Otávio não ter sido expulso nesse lance.
— MatheusFla (@_matheusfla) March 16, 2025
Chegou com intensidade em cima do tornozelo do De La Cruz.
Cartão vermelho claro.
Flamengo MUITO prejudicado.pic.twitter.com/VUuGVCDxw9
No fim do jogo, outra polêmica: após o Flamengo abrir o placar em gol de Gonzalo Plata, o VAR recomendou a revisão da jogada e Bruno Arleu decidiu anular o lance, apontando falta de Juninho em Ignacio.
Para o ex-árbitro PC Oliveira, hoje comentarista do Grupo Globo, o movimento de Juninho não foi faltoso. Assim, o juiz anulou o gol de forma equivocada.
Árbitro é o mesmo de goleada do Botafogo em 2024
Apesar de ainda não ter atuado em jogos do Flamengo neste Brasileirão, Bruno Arleu esteve em um dos momentos mais baixos da edição do ano passado. Foi ele o responsável por apitar o jogo do Engenhão.
Em um dia muito ruim individual e coletivamente, o Flamengo — ainda com Tite à beira do gramado — foi superado por 4 a 1 pelo rival. De lá para cá, o árbitro não trabalhou mais em jogos do time no Brasileirão.
Em 2025, Bruno Arleu apitou jogos de sete competições: Carioca, Pernambucano, Brasileirão, Copa do Brasil, Série B, Campeonato Saudita e Sul-Americana.
A última participação do juiz em um jogo do Brasileirão foi em Bahia x Corinthians, que terminou em 1 a 1. O jogo foi disputado no dia 31 de março, e Bruno Arleu não voltou a atuar pela competição desde então.
No recorte geral, a presença mais recente foi no dia 1º de maio, em vitória do Bahia por 1 a 0 sobre o Paysandu, pelo jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil.
Antes de pensar em Bruno Arleu e no Botafogo, porém, o Flamengo tem compromisso decisivo nessa quinta-feira (15), contra a LDU, pela Libertadores. A bola rola no Maracanã às 21h30 (horário de Brasília).
HIPOCRISIA?
— MundoBola Flamengo (@MundoBolaFla) May 11, 2025
🗣️ Quando o Palmeiras perdeu para o Bahia, foi “heroico”, “jogou bem”, “teve personalidade”.
Mas quando o Flamengo venceu o mesmo Bahia dias depois, aí “jogou mal”, “não convenceu”, “foi pressionado”.
🔴⚫ A diferença de narrativa não passou despercebida pelos… pic.twitter.com/TScZ0sCNa4